Aprenda um pouco mais sobre residências em estruturas metálicas e saiba se esse tipo de construção vale a pena para você ou não.

estrutura-metalica-para-residencia-4

Residências em estruturas metálicas vêm sendo construídas em volumes exponencialmente crescentes nos últimos 10 anos, e cada vez mais pessoas procuram arquitetos especializados em projetos com aço para construir suas casas. Mas por se tratar de um material ainda pouco empregado em obras residenciais se comparado ao tradicional concreto armado, é comum surgirem dúvidas e algumas vezes insegurança da parte dos proprietários com relação a esse tipo de construção.

Neste artigo vou procurar explorar as principais dúvidas com as quais me deparei em minha trajetória profissional e esclarecer às pessoas que cogitam construir suas casas em estruturas metálicas.



Casas em estruturas metálicas exigem maior investimento do que casas com estruturas de concreto?

Via de regra, os perfis de aço estrutural empregados em obras de estruturas metálicas são mais caros do que os componentes do concreto de obras convencionais. além de exigirem tratamentos e pinturas adequadas para evitar corrosão atmosférica (ferrugem). A mão de obra também costuma ser mais onerosa, por se tratar de profissionais com qualificações diferentes,e  portanto mais escassas no mercado.

Essa mão de obra se refere a todos os profissionais envolvidos no processo, desde o engenheiro estrutural e o arquiteto até os soldadores e montadores. Engenheiros especializados em estruturas metálicas, especialmente os que dominam as técnicas de construção de residências em aço são raros no mercado nacional, devido à pequena ênfase que as universidades dão às matérias relacionadas às estruturas de aço e à maior complexidade envolvida nos cálculos e detalhamentos de projetos estruturais. Por isso, os que estão atuando normalmente têm suas agendas cheias e  os valores de projeto e acompanhamento costumam ser superiores aos projetos de estruturas tradicionais. O mesmo acontece com arquitetos especializados em estruturas de aço.

A mão de obra de montagem e fabricação também são diferenciadas, pois exigem soldadores, montadores e pintores com qualificações especiais, mas nesse caso a grande concorrência do mercado de montagem ajuda a amenizar um pouco os preços.

Em geral uma estrutura de aço estrutural comum para uma residência costuma sair 30% mais caro que se a mesma fosse feita em concreto armado, em condições normais. e se a residência for em Steel frame essa proporção pode chegar aos 50%.

Floodproof House

Em que ocasiões é recomendado que  a estrutura de uma casa seja feita em Aço?

Como falei acima, em geral a estrutura de uma residência em aço custa mais caro que uma estrutura de concreto armado, então por que algumas pessoas constroem suas casas usando estruturas metálicas?

Os principais exemplos são:

  • Valorizar a casa através do Design; Todos sabemos que o design da casa influencia no valor de revenda e no aumento patrimonial do proprietário. Por isso muitas pessoas contratam arquitetos, que com seus conhecimentos de design e harmonização de ambientes, conseguem conferir às edificações valores muito maiores do que se fossem concebidas sob os conceitos tradicionais. Uma residência que tenha a proposta de remeter a um tema industrial, naturalmente vai pedir que sua estrutura seja em aço aparente, para lembrar as vigas dos galpões industriais que conhecemos. Essa valorização depende do feeling do arquiteto, e deve ser feito com um especialista em obras de aço, pois a composição errada dos temas pode ter efeito contrário ao esperado.
  • Eliminar pilares no meio da sala; Uma vantagem das estruturas de aço é a capacidade que elas têm de vencer grandes vãos sem necessariamente aumentar demais as alturas das vigas. Se você pretende ter aquela sala ampla, com a maravilhosa sensação de liberdade, sem aqueles pilares no meio para atrapalhar, então a solução mais viável são vigas de aço.
  • Vigas mais baixas; Como dito acima, para a mesma carga e mesmo vão, uma viga de aço terá em média 50% da altura de uma viga de concreto armado. Em locais onde é importante preservar o pé direito livre, selecione uma viga de aço para resolver seu problema.
  • Quando você precisa de tudo muito rápido. Estruturas metálicas não exigem tempo de cura, máquina de virar massa, e são muito rápidas de montar. Para prazos curtos, sem dúvidas, essa é a melhor opção.
Estruturas Metálicas proporcionam espaços mais amplos com menos pilares
Estruturas Metálicas proporcionam espaços mais amplos com menos pilares

Que cuidados devem ser tomados na hora de construir minha casa com estruturas de aço.

A primeira grande preocupação é com a capacidade técnica dos profissionais envolvidos. Não existem muitos aventureiros nesse mercado, mas é muito bom se precaver.

Primeiro, se você fez contato com um construtor, serralheiro ou empreiteiro para construir sua obra, exija que no orçamento ele considere a participação técnica de um engenheiro civil ou mecânico, que saiba fazer cálculos e projetos em aço.

Antes de começar a obra, avalie o projeto e discuta todos os detalhes com o engenheiro e o empreiteiro.

Exija a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) assinada antes de começar a obra.

No projeto Estrutural devem constar as seguintes informações:

  • Plantas e cortes esquemáticos da estrutura
  • Lista de materiais
  • especificações de Peças, contendo código dos perfis e tipo de aço a ser empregado
  • Especificações de Soldagem ou Parafusos, a depender do caso
  • especificações de chapas de base e chumbadores.
  • Número da ART e identificação do profissional com número do CREA, título profissional (que deve ser Engenheiro Civil ou Engenheiro Mecânico. Caso seja outro, consulte o CREA para verificar se esse profissional pode se responsabilizar tecnicamente por estruturas de aço – telefone do CREA 0800 171811)
  • Especificações claras sobre a pintura, tipo de tinta a ser utilizada e qual o tratamento anticorrosivo vai ser adotado (Primer, pintura simples, galvanização, etc.)

Você não precisa saber ler e interpretar o projeto em todos os seus detalhes, mas as informações acima são suficientes para selecionar um profissional sério e filtrar os aventureiros.

Se você fez seu contato diretamente com o arquiteto, se ele for experiente em obras com estruturas de aço, certamente vai conhecer profissionais competentes no mercado que possam te atender, então fique tranquilo em relação a isso.

Apenas nunca cometa o erro de construir sua casa sem ter a presença de um engenheiro de estruturas metálicas. Os erros e patologias estruturais podem comprometer totalmente o conforto e a segurança das pessoas que moram na casa. Apesar de haverem profissionais montadores muito experientes no mercado, não vale a pena correr o risco de trabalhar sem um responsável técnico atuando.

Então é isso, esse post foi curto mas direto ao ponto. agora você já sabe quando precisa de uma estrutura de aço e quando não vale a pena.

se quiser mais informações, pergunte nos comentários ou entre em contato por WhatsApp (12) 98212 3908. terei grande prazer em tirar suas dúvidas.

Um grande abraço e até a próxima

Eng. Felipe Jacob




 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *