A Lei de Parkinson e a armadilha dos prazos longos

Prazos longos podem e vão te enganar se você ainda não aprendeu a administrar seu tempo

 

Boa tarde amigos engenheiros. Aqui quem fala é Eng. Felipe Jacob, e passo rapidamente para explicar como a Lei de Parkinson pode nos ajudar e que com uma simples atitude que beneficia microempreendedores e empreendedores na organização de uma agenda que reduzirá seu stress e procrastinação, otimizando seu tempo, aumentando motivação e, consequentemente lhe trará mais qualidade de vida e dinheiro.

SE TEMPO É DINHEIRO, QUANTO CUSTA SEU TEMPO?

Imagine a seguinte situação: Segunda-feira pela manhã você recebe um grande projeto com a deadline para sexta-feira que vem – “Ah! duas semanas, tranquilo!”

Lembra daquele famoso dizer “Brasileiro deixa tudo pra última hora?”

Na primeira semana, “mexemos” no projeto, começamos a trabalhar sem pressa, porque afinal temos tempo, duas semanas. Então logo o telefone toca e atendemos, pegamos outros projetos, depois voltamos ali e concluímos outra etapa tendo em mente que “vai dar tempo” – Nos distraímos com a ilusão de que “resolveremos tudo na última hora”, e inevitavelmente, protelamos. Nas vésperas do prazo final, viramos a noite trabalhando com stress e ansiedade, realizamos a chamada “trade-off” – desligamo-nos um tanto das atividades rotineiras do trabalho, pedimos para A secretária avisar que estamos em reuniões. Enfim, fazemos de tudo para concentrar todos os esforços ali, na reta final, e no stress causado pela “falta de tempo e imprevistos” (que nós mesmos criamos por procrastinar e não prezar a organização)


Pois é, isto não é um fenômeno exclusivamente brasileiro. Você conhece a Lei de Parkinson?

 

“O trabalho se expande para preencher o tempo disponível para sua conclusão”

– Cyril Northcote Parkinson

 

Cyril Northcote Parkinson, teórico da gestão – escreveu um artigo embasado em sua experiência no funcionalismo público britânico, e deste artigo propôs o que viria se tornar uma lei de mesmo nome; A Lei de Parkinson

Se o projeto precisa ser entregue semana que vem, será entregue semana que vem, segundo Parkinson: “ Nós planejamos com base em quanto tempo temos, e quando vemos que o prazo se aproxima, começamos a fazer escolhas e trade-offs* para realizar o que for necessário visando concluir a tarefa no prazo”




Estes trade-offs, é quando começamos a protelar outros compromissos, deixar de ganhar dinheiro com novos projetos que surgem, dedicar muito mais tempo após o expediente e fazer tudo às pressas, onde aí estamos sujeitos a cometer pequenos erros que atrasariam ainda mais.

E se você estabelecesse pequenas metas diárias com tempo certo para concluí-las?

  • Estabeleça SUAS deadlines. determine o que será concluído e em quanto tempo será concluído (Use um cronômetro, celular). Imagine que o prazo final para entrega é amanhã, e tenha o máximo de foco para desempenhar a tarefa no tempo estipulado – Se caso não consiga concluir dentro do tempo., pare a atividade no horário de expediente e não faça horas-extra, é provado que a produtividade é muito menor devido a exaustão e ansiedade – isso diminui a motivação além de contribuir com o stress.
  • Seja consistente, aja sempre como se o prazo final “fosse amanhã” reserve os melhores horários do dia e tenha foco ao cumprir o que propôs dentro do tempo que estipulou para cada etapa
  • Esteja com o projeto PRONTO uma semana antes da deadline, leve-o ao cliente e peça-o que revise.

Além de ter o projeto pronto, você ainda terá 1 semana para o prazo oficial de entrega. Portanto além de poder revisar o trabalho concluído com calma,  poderá também atender novos clientes, pegar novos projetos e não atrasar nenhum outro aspecto do sistema.

Além do mais, terá tempo livre em casa para ficar com a família, descansar, evitará toneladas de stress, ansiedade com horas extras e não perderá motivação.

O cliente estipula o prazo final do projeto –  dentro deste prazo, você estipula metas diárias com tempo cronometrado.

Resultado:

    • Você terá mais organização.
    • Desenvolverá uma agenda eficaz.
    • Evitará procrastinação (justamente por ter foco)
    • Trabalhará com motivação.
    • Sofrerá menos stress e ansiedade.
    • Terá mais tempo para aproveitar com sua família.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *