Estruturas Metálicas atraem raios?

raio-torre-eiffel

Existe um mito popular de que as estruturas metálicas seriam mais propensas a atrair raios durante uma tempestade, devido à natureza de seu material que supostamente apresentaria cargas de eletricidade estática superiores a outros materiais como concreto e madeira.

Isso é  falso pois o que determina a probabilidade de um raio cair em determinada construção é a sua altura e não o material de que ela é feita. Quanto maior a altura, maior a probabilidade de a estrutura ser atingida por um raio.



Estruturas de aço  resistem mais a danos causados por raios

Um raio é  uma super carga elétrica que pode atingir mais de 100 milhões de volts e em média 1TW (teraWatt), que flui pela atmosfera. Quando toda essa energia se choca com algum material, parte dela se converte em calor devido à resistência elétrica enquanto outra parte é conduzida pelo material na forma de corrente elétrica até ser conduzida para o solo e dissipar todo o potencial energético adquirido.

Se o material atingido for um bom condutor elétrico então uma parcela maior dessa energia pode ser conduzida para a terra enquanto a parcela de calor fica menor. o mesmo não acontece em materiais como o concreto ou madeira por exemplo que são péssimos condutores elétricos e quando é atingido por um raio dissipa quase que 100% da energia em calor e explosão.

esse vídeo de 33s mostra um incrível flagrante de um raio atingindo uma árvore:


Então, durante uma tempestade, se você puder escolher, abrigue-se em um galpão construído em aço, com fechamentos de telhas metálicas se possível.

Brasil é campeão em incidência de raios

De acordo com o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)  o território brasileiro é bombardeado com mais de 100 milhões de raios e relâmpagos todos os anos (isso representa 3% de todos os raios que caem no mundo inteiro)

Nos Estados Unidos estimam-se que os danos causados por raios girem em torno de US$ 8 bilhões a US$10 bilhões por ano.

os raios são responsáveis por:

  • 30% dos incêndios em igrejas
  • 19% dos incêndios residenciais
  • 14% dos incêndios em áreas abertas
  • 7% de incêndios em locais não residenciais

Para haver proteção é necessário que a estrutura seja avaliada por um engenheiro eletricista para determinar se a mesma precisa de uma proteção específica, ou SPDA (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas)

clique aqui para calcular a necessidade de SPDA na sua construção: http://www.marcelobarreto.eng.br/calculo-necessidade-de-spda/

Grande abraço e até a próxima




13 Replies to “Estruturas Metálicas atraem raios?”

    • José J. Gonçalves

      Bom dia ! Com a finalidade de espantar pombos, coloquei uma vara de ferro galvanizada para pendurar um saco preto, dentro do meu terreno, a uma distância de uns 5 metros das paredes de minha casa. O saco preto balança com o vento e espanta os pombos. Não há nada melhor que isso, porém, preocupo-me com raios. Coloquei o tubo dentro de uma lata de 20 kg e a enchi de concreto. Depois coloquei essa lata concreta da e o cano, amarrados ao muro com fios de 8mm, encapados isolando o cano do muro e embaixo da lata, coloquei tapetes de borracha para isolar da terra também. Do jeito que está, tanto isolado do muro e da terra, existe algum risco para atração de raios ? Região onde moro tem muitos raios. Obrigado quem poder responder-me essa dúvida.

  1. Dayana

    Moro na zona rural onde não há equipamentos de para raio. Minha casa uma parte do teto é de telha e madeira e minha varanda é muito grande com telhado de ferro e telha. Será que o risco de ser atingida por um raio é grande por ser telha?

  2. Sueli Aparecida Rebouças

    Infelizmente fiz um pergolado com alumínio branco e vidro em cima do telhado para dar claridade a minha escada..eram 6 lâminas de vidro 2×2 o espaço…que foi coberto..caiu uma chuva forte e um raio certeiro nessa clarabóia que destruiu tudo ..retorceu o alumínio e estilhaços de vidro por todo lado..
    Qual o material mais seguro para fazer em um clarabóia??? Pq fiquei com medo do vidro e do alumínio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *