Evitando corrosão e colapso de estruturas em aço

Corrosão em aço estrutural – Formas de Economizar e Preservar Estruturas




Aço é o metal comum mais utilizado na engenharia civil cujos benefícios do aço estrutural tornam possível que fabricantes de vigas e chapas de aço criem várias estruturas únicas.

Viaduto do Chá
Torre Eiffel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essas estruturas são expostas a elementos ambientais e devido a isso é importante prevenir ferrugem, que é óxido ferroso, formada quando elementos como oxigênio, umidade, sal e etc reagem com aço, este processo de oxidação é o que chamamos de corrosão, e quando estruturas de aço corroem, não apenas a estética mas assim como a integridade do metal é comprometida.

tornando-o fraco e, se não preservado, estruturas de aço podem ruir devido ao excesso de ferrugem,

 

 

Uma das mais de 55.000 mil pontes americanas com necessidade de reparos ou substituições.

 




Aqui seguem algumas formas de prevenir ferrugem que podem ser usadas por fabricantes de estruturas de aço.

 

DESIGN ESTRUTURAL DO AÇO

A forma em que vigas, chapas de aço e outras estruturas são projetadas e utilizadas afetam a formação de ferrugem. muitas arestas nas peças podem permitir a entrada de umidade nas estruturas de aço usadas em construção, eventualmente resultando na formação de ferrugem, Um fabricante re-projetando estas estruturas ajudará eliminar estas arestas, o uso de solda ao invés de parafusos e um apropriado sistema de drenagem podem evitar brechas e arestas em suas estruturas.

  1. Galvanização

Aplicar camadas de zinco no aço protege contra oxidação, este processo é conhecido como galvanização e utiliza imersão a quente ou zincagem eletrolítica (eletrogalvanização) a oxidação criada em peças de aço é transferida para a camada de zinco, protegendo então o aço contra danos.

Imersão a quente realizada pela norueguesa Galvano.

 

O zinco é colocado junto ao ânodo e por meio do banho (eletrólito) será conduzido até o cátodo, onde está o material a ser revestido (ferro/ aço)

 

2 Revestimento Orgânico (ou Mecânico)

Impermeabilização mecânica funciona como uma barreira entre elementos ambientais e o aço. Se essa camada exaurir, o aço é novamente exposto ao processo de corrosão. Existem vários tipos de materiais usados para revestimento mecânico (esmalte, verniz). Pintura orgânica é um dos métodos mais utilizados.

 

Revestimento a tinta

 




 

 

3 Revestimento Eletrostático

Neste método, pó eletrostático é utilizado para revestir o aço criando uma barreira que impede a corrosão. arranhões ou lascas causam a oxidação do aço, o pó eletrostático é aplicado e exposto ao calor formando assim a camada protetora.

 

4 MANUTENÇÃO PREVENTIVA

O passo mais importante para evitar a corrosão é a manutenção das peças. seguir quaisquer passos acima não garante proteção total contra ferrugem, manutenção regular é necessária para garantir que a camada protetora ainda está agindo e o aço em boas condições.
Enferrujamento pode causar o colapso de toda a estrutura, como o desastre de Silver Bridge (Ohio, Estados Unidos) é um exemplo que nos alerta da importância de proteger vigas e chapas de aço de enferrujarem. Reprojete suas estruturas hoje com a ajuda dos fabricantes de aço.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *