6 Técnicas para construir parcerias de sucesso no ramo de Estruturas Metálicas

Olá queridos amigos e amigas, aqui quem vos fala é o Eng. Felipe Jacob e hoje quero compartilhar com vocês mais algumas dicas sobre como se inserir e se estabelecer no mercado de Estruturas Metálicas.

1 – Esqueça as pessoas físicas.

Todo mercado tem suas peculiaridades, e o ramo de projeto e cálculo de estruturas metálicas não é diferente. A primeira coisa que você precisa entender é o tipo relacionamento que você deve manter com as pessoas no mercado para conseguir se estabelecer nessa carreira.

Quando falamos em prestação de serviços profissionais autônomos, a maior parte das pessoas tende a imaginar uma relação com o cliente que é dada de forma eventual, ou seja, esporadicamente. Uma pessoa comum não costuma contratar um advogado 3 vezes por mês, a menos que essa pessoa seja um profissional ou uma empresa que depende de serviços jurídicos para atender seus clientes. E Essa é a questão. Se você focar nas pessoas físicas, jamais vai sobreviver no mercado de estruturas metálicas pois não haverá perenidade suficiente para manter sua carteira estável. Pessoas físicas precisam desse tipo de serviço uma vez na vida, duas quando muito.

Você deve focar em quem depende do serviço de projeto e cálculo de estruturas metálicas:

  • Fabricantes e Montadores de Estruturas Metálicas
  • Escritórios de arquitetura / Engenharia Civil
  • Construtoras e empreiteiras
  • Arquitetos e Engenheiros Civis Autônomos

No início, esqueça qualquer esforço fora desses que mencionei acima. Depois de construir uma carteira de clientes com eles, você pode, se quiser buscar outros tipos de clientes, como Indústrias de outros ramos, Condomínios, etc… mas dificilmente valerá tanto a pena quanto focar nesse grupo.

2 – Saia do seu esconderijo secreto e distribua seus cartões nos lugares certos

Pra receber pedidos de orçamento, nos primeiros momentos você precisa fazer com que esses profissionais saibam que você existe e que presta serviços de Projeto e Cálculo de Estruturas Metálicas.

E eu sei que isso não é tarefa tão simples para quem está começando mesmo por que não é qualquer abordagem que vai funcionar, não é sair entregando cartões na frente da padaria do bairro que você vai atingir seu mercado alvo. Você precisa ter a abordagem correta com cada um desses clientes para ter sucesso.

O cartão de visitas ainda é a principal ferramenta para quem está começando a se lançar no mercado e para isso você precisa saber exatamente onde deixá-los sem correr tanto risco de serem desprezados, aqui eu listo algumas dicas:

  • Lojas de Aço, tintas e solventes, Telhas de aço, discos de corte, Insumos para soldagem. Nessas lojas vale a pena trocar uma ideia com os vendedores e deixar o cartão diretamente na mão deles.
  • Centros de treinamento para serviços em altura (NR-35)
  • Lojas de material de construção (procure saber quais são as favoritas dos melhores arquitetos e arquitetas da região)
  • Gráficas onde os arquitetos e engenheiros civis pegam suas plotagens

3 – A isca perfeita para pescar o fabricante / montador de estruturas metálicas

Fabricantes e montadores de estruturas metálicas são de longe os parceiros mais importantes de um calculista e projetista de estruturas metálicas.

Afinal de contas, eles vivem disso, construir estruturas metálicas e os projetos e a responsabilidade técnica são parte essencial daqueles que prestam serviço para empresas bem organizadas.

A dica aqui é: Procure os fabricantes e montadores de estruturas metálicas da sua região (uma rápida pesquisa no google é suficiente), ligue para eles e se apresente, é simples e direto assim mesmo. A Palavra chave é dizer: “Se você tiver algum orçamento pra fazer, pode me ligar que eu te informo o peso que esta estrutura vai ter ao final da obra”. Se você conseguir estimar o peso final da obra com rapidez, economia e rapidez, pode ter certeza que os clientes montadores de estrutura metálicas vão querer você como parceiro. Para isso é necessário que você tenha conhecimentos fundamentais de pré-dimensionamento de estruturas metálicas, os mesmos que eu ensino no curso de projeto e cálculo de estruturas metálicas. Para te ajudar, eu também escrevi um outro artigo com algumas tabelas de pré dimensionamento de algumas estruturas padrão: para acessar, clique aqui:
https://calculistadeaco.com.br/orcamento-rapido-de-estruturas-metalicas/ .

Orce gratuitamente para esses fabricantes, mas jamais passe pra eles a lista de materiais final, mesmo que você já tenha ela depois de orçar. Se você fizer isso, os projetos são seus.

4 – Arquitetos são parceiros de primeira categoria.

Quando a diretoria de um estabelecimento comercial vai fazer uma ampliação em suas lojas, estoques, etc. se a empresa for séria, o primeiro profissional que ele vai procurar é um(a) arquiteto(a). É esse profissional que vai definir as melhores soluções para o estabelecimento e são eles que vão indicar seus serviços aos clientes. Para ampliar espaços, muitos gostam instalar mezaninos, pequenas plataformas, solicitar remoção de pilares e é exatamente aí que entra sua expertise em projeto e cálculo de estruturas metálicas .

A melhor maneira de fazer amizade com arquitetos é frequentando cursos de capacitação direcionados a essa categoria. Sim, não tenha receio de se matricular em um curso de projeto de interiores, acessibilidade, paisagismo, etc. Além de você ganhar conhecimentos fantásticos de diversas áreas da construção civil, você ainda tem a oportunidade de entregar seus cartões a diversos profissionais durante os coffee breaks desses cursos. É um investimento, pois a maior parte dos bons cursos são pagos, mas vale a pena. Dê preferência aos cursos rápidos, de um, dois ou três dias no máximo.

Na hora de se apresentar, deixe bem claro que sua especialidade é projeto e cálculo de estruturas metálicas, pois se apresentar como engenheiro civil ou mecânico não tem o mesmo poder sobre a memória. Você precisa ser específico e não genérico.

5 – Mantenha contato com escritórios de cálculo estrutural de concreto armado.

A maior parte dos escritórios de cálculo estrutural são especializados em concreto armado. Mas também são procurados para elaboração de projetos em estruturas metálicas. Procure saber quem são os profissionais de concreto armado da sua região, vá até o escritório deles e deixe seu cartão de visitas. Muitas vezes eles não tem know how específico para esse tipo de demanda, e mesmo que tiverem, por vezes a demanda de projetos pode estar grande e precisam de parceiros para atender seus clientes.

O grande segredo aqui é ser conhecido pelos profissionais que atuam diretamente com os clientes finais durante o começo da sua carreira

6 – Quem não é visto não é lembrado

Não adianta fazer contato com seus parceiros uma vez e depois nunca mais ver ou conversar de novo. Sempre que possível mande emails para seus parceiros convidado-os para cursos, capacitações ou feiras. Envie-lhes algum artigo que seja do interesse deles, marque-os em publicações interessantes no facebook, sempre relacionados a estruturas metálicas.

Mantenha contato frequente, é importante que sua carteira de parceiros sempre receba alguma novidade sua, sempre estejam em contato com você seja por email, telefone ou redes sociais.

Essas foram as principais dicas, é claro que você pode e deve adaptar essas táticas à sua estratégia de divulgação pessoal. Desejo sucesso a todos.

Se você busca capacitação em projeto e cálculo de estruturas metálicas, convido-lhe a conhecer o curso que desenvolvi no site www.calculistadeaco.com.br.

É o único curso que te ensina a calcular estruturas metálicas de forma manual e com softwares gratuitos e pagos, com acesso vitalício e com suporte a dúvidas via WhatsApp e com exemplos de cálculos reais. Matricule-se agora mesmo!

Grande Abraço a todos e bons negócios!


4 Replies to “6 Técnicas para construir parcerias de sucesso no ramo de Estruturas Metálicas”

  1. Fernando Resende

    Obrigado Felipe por mais uma valiosa dica, te acompanho desde do início de minha carreira como projetista de estruturas metálicas. Procuro sempre seguir suas orientações e tem dados muito certo para acrescentar meus conhecimentos e alavancar minha carteira de clientes. Parabéns pelo seu trabalho e sua disposição em compartilhar seus conhecimentos e experiências. Forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *