Como Calcular espessura de chapa xadrez para pisos?
Sejam muito bem vindos mais uma vez ao nosso site. Apresento a vocês mais uma ferramenta desenvolvida por mim para auxiliar o trabalho do dia-dia.
Trata-se de uma calculadora de espessura de chapa xadrez.
Basta preencher os campos abaixo e se o campo “Espessura Requerida” for menor que o campo “Espessura adotada”, a chapa estará aprovada.
Caso você queira entender o raciocínio por trás dessa ferramenta, sugiro que assista ao vídeo explicativo logo abaixo da ferramenta.
Apesar de ser uma informação trivial, quero lembrar a todos que essas ferramentas têm o intuito de ajudar, mas jamais poderão substituir a avaliação de um profissional capacitado, e o uso dessa ou de qualquer ferramenta desse site é de inteira responsabilidade do usuário. Portanto estude ou tenha a supervisão de um calculista experiente pra poder avaliar os resultados! Não venha aqui achando que é só apertar botões e sair construindo que pode ser perigoso.
Pronto, recado dado.
Grande abraço! (Eng. Felipe Jacob)
Muito bom.
Muito Bom! Prático e objetivo.
Muito Legal!
Quando eu uso a calculadora para esse exemplo, a tensao atuante e igual a 0.000225kn/cm2. Poderia confirmar esse resultado, por favor? Pois me parece que e um resultado muito pequeno.
Obrigado
Esta coerente sim. Pense da seguinte forma, 1m2 possui 10000 cm2. Logo convertendo temos 2.25.10^-4 kN/cm2
Meus parabéns, Felipe, você presta um grande serviço com estas informações.
Ainda não vi em nenhum lugar estas informações de cálculo de espessura de chapa.
Deus te abençoe grandemente.
Bom dia Professor.
Excelente a sua aula sobre o cáculo de chapas para mezaninos, não deixou dúvida nenhuma. Já apliquei aqui em um pequeno projeto.
Professor eu estou precisando fazer o cáculo abaixo de umas vigas metálicas, será que você pode me ajudar?
Estou projetando um “Pallet” para armazenamento de carga. o Pallet tem 2,80 m de diametro, é formado por uma chapa base, vigas metáticas no centro e outra chapa na parte superior. A minha dificuldade é encontrar as fómulas para o cáculo das vigas que ficam entre as chapas, como um sanduiche, o conjunto está apoiado no piso de concreto. Estas vigas ficam sob compressão, “esmagamento”, de uma carga de 15.000 kgf.
Agradeço sua ajuda.
Valber Batista Gomes
Rua João Pullit, 367, Apto 21
37500-094 – Itajubá, M.G.
35 99144-9661 Whatsap
muito bom
Boa tarde, qual parte do eurocode 3 eu posso encontrar as tabelas referentes aos cálculos da espessura mínima demonstradas no vídeo?
Essa metodologia não esta no Eurocodigo mas é uma adaptação do Formulas for Stress and Strain de Raymond Roark
O Engº Felipe Jacob é um excelente professor.
Muita capacidade e experiência para passar conteúdo e tirar dúvidas de maneira clara e objetiva.
Sem dúvida é um excelente curso e cada vez mais atualizado.
Me surpreendo a cada aula que assisto ao vivo, assim como da relevante integração com os alunos da turma.
Em oportunidade agradeço ao professor Felipe Jacob também pela atenção de sempre quando solicitada.
Eng° Tenedini
Eu que agradeço Tenedini, é sempre um grande prazer contar com alunos dedicados como você
grande abraço e vamos em frente
Bom dia! Parabéns pelo vídeo! Só fiquei com uma dúvida, pois não encontrei essa tabelado do National Annex. Poderia indicar onde encontrar?
Poderia por favor me informar, qual a carga deveria adotar se essa chapa xadrez fosse 900 x 800mm e que sobre essa passarela somente fosse para passagem de pessoas? Deveria adotar uma pessoa padrão nesse caso, por exemplo, 70 a 80 kgf/cm²?
É necessário saber qual a finalidade do piso: Restaurante, Academia, Estoque, etc
Excelente planilha. Parabens
Boa tarde Eng. Felipe, assisti seu video muito explicativo porém estou com dificuldades em calcular a espessura da chapa que eu preciso pq não posso utilizar aquelas formulas de criterio 1 e 2 que vc isolou pois no meu caso trata-se de um patamar de escada que ficara com apenas 1 lado engastadado e os outros 3 livres…. poderia me ajudar nisso? o meu patamar de 1 x 1 m e vai estar engastado em 1 lado só, os outros ficarão livre. Qual a espessura da chapa que seria adequado?
use a fórmula com os 4 lados livres, é mais conservador mas não vai ser tão diferente
você pode também adaptar as formulas do livro Formulas for Stress and Strain
Bom dia Eng. Felipe
Muito bom.
Tem um cálculo para carga concentrada no centro da chapa??
https://www.academia.edu/27031636/Roarks_Formulas_for_Stress_and_Strain
Página 502 . Caso 1b
Parabéns pelo conteúdo!!!
é valido adotar o mesmo raciocinio para chapas expandidas?
Não, para chapas expandidas o único meio seguro é consultar as especificações dos fornecedores.
Um excelente conteúdo fornecido por um excelente engenheiro, professor me tira uma duvida, no caso do peso próprio da chapa e no peso da sobrecarga 2kN/m², me corrija se estiver errado no caso do exemplo é pressão correto? não é somente o peso (KG).
Obrigado pelo comentário. Sim a carga está em kN/m², uniformemente distribuída sobre a chapa.
Boa noite professor, me tira mais uma duvida, na sua conversão de KN/m² para KN/cm² o senhor multiplicou po 10^-4, mas não seria o inverso? multiplicar por 10^4 ou 10.000?? pois em sites ou em livros é o que dizem, e se fizer desta forma o calculo não bate, a espessura da chapa ficaria muito grande, poderia me auxiliar? A propósito, estou muito interessado no seu curso.
Quando os números parecerem confusos, procure dar um passo atrás e recorra sempre ao conceito físico: Se em 1 metro quadrado eu tenho X de carga, em um centimetro quadrado, que é claramente menor, preciso ter uma carga proporcionalmente menor, então multiplicar por um número maior que 1 já vai contra essa intuição. Não se deve fazer qualquer conta antes de ter entendido a realidade que se está analisando. O mundo real deve corroborar a matemática e não o contrário, a matemática é instrumento, não finalidade.
Dito isso, vamos à explicação:
1 metro quadrado tem 4 lados de 1 metro cada. Mas também posso dizer que tem 100cm em cada lado. Logo, temos 100 x 100 = 10000 quadradinhos de 1cm² contidos em 1m²
a carga é a mesma, não muda, o que muda é a unidade: se eu tenho 300 kg em um metro quadrado, que possui 10.000 cm², quantos kg eu tenho em cada quadradinho de 1 cm²? não seria o mesmo que dividir 300 kg por 10.000 cm²? ou fazer a conta 300/10.000…
você então pode escrever 300/ (10^4) ou então fazer com que o expoente seja negativo e passe a multiplicar ao invés de dividir. Logo, ficaria 300 x 10 ^ (-4). Pronto!
obrigado pelo comentário e se tiver mais dúvidas é só enviar
Boa noite professor Felipe, muito obrigado pela explicação, mais uma vez, sensacional!