7 de janeiro de 2025 Por Eng. Felipe Jacob

Terças de boca para cima ou para baixo? Qual o jeito certo de instalar?

Quem atua no ramo de estruturas metálicas, seja fabricante, montador ou calculista/projetista de estruturas metálicas certamente já se deparou com uma questão polêmica: Qual a posição correta das terças de cobertura? Elas devem ser instaladas com a boca para cima ou para baixo?

Eu aprofundaria ainda mais a questão: Será que existe de fato uma posição correta para as terças de cobertura, ou tanto faz? Ao longo de muitos anos elaborando projetos de estruturas metálicas, eu já refleti bastante sobre esse tema e acredito que posso colaborar com os colegas nessa questão.

Apesar de parecer uma questão trivial, se você fizer essa pergunta para vários profissionais do ramo, provavelmente vai ouvir respostas diferentes, cada um com sua própria justificativa.

Os defensores da terça de boca pra baixo geralmente argumentam que essa é a posição correta pois dessa forma evita que a terça fique “bebendo água”, como se diz popularmente.

Esse argumento é bastante fraco uma vez que as inclinações de telhados em estrutura metálica são geralmente muito baixas, entre 5° e 10°, tornando a posição de boca para baixo completamente ineficaz para evitar acúmulo de água. E se fosse esse o problema, ninguém faria banzos inferiores de treliças em perfil U com a boca virada para cima.

Quanto ao acúmulo de água, fique tranquilo, em perfis metálicos de seção aberta como é o caso de perfis U e U enrijecidos, não ocorre qualquer acúmulo pois a água evapora naturalmente ao longo do dia.

Já os defensores do perfil de boca para cima argumentam que essa posição é correta pois faz com que a alma da terça esteja tracionada ao invés de comprimida, e isso evitaria uma eventual flambagem local da alma em caso de carregamento extremo. Esse argumento é sofisticado e está parcialmente correto, pois de fato com a inclinação da cobertura alma do perfil tende a tracionar, e isso favorece o desempenho da terça contra flambagem (instabilidade) local.

O único problema é que, quando submetemos a terça aos esforços de vento exigidos pela norma brasileira de vento ABNT NBR6123/23 esse efeito é praticamente irrelevante nos cálculos finais, e a resistência da terça é praticamente a mesma, tanto com a boca para baixo quanto com a boca para cima.

Mas, existe um argumento mais forte do lado dos defensores da terça de boca para cima: Essa posição torna a montagem das terças muito mais fácil e rápida.

De fato, quando o montador está posicionando a terça nas tesouras da cobertura metálica a terça tende a escorregar para baixo, e se ela está com a boca virada para cima ela o montador pode usar o suporte de terças para apoiar a terça enquanto pega os parafusos, porcas e chave de boca nos bolsos ou caixa de ferramentas. Se a terça estiver com a boca para baixo ela tende a ficar escorregando enquanto ele pega os parafusos e ferramentas necessárias ao aperto das terças

E esse é o único motivo que justificaria dizer que há uma posição, eu não diria “correta”, mas sim, mais adequada para as terças de cobertura, que é justamente com a boca virada para cima. Essa posição torna a montagem mais rápida e eficiente e isso por si só já é motivo suficiente para adotar essa solução em nossos projetos de estruturas metálicas.

Isso significa que quem montou as terças de cobertura com a boca virada para baixo fez errado? Não, não há nada de errado em montar as terças nessa posição, só é menos eficaz durante a montagem, só isso. Não vai afetar em nada a qualidade final da cobertura metálica nem vai ficar “bebendo água”, fique tranquilo.

Espero que tenha gostado do artigo. Se você tem algo a agregar ao assunto, poste nos comentários, vamos fortalecer a comunidade ao redor do mundo das estruturas metálicas.

Grande abraço a todos e até a próxima

Eng. Felipe Jacob