Treliça metálica é sempre mais econômica?

Olá Engenheiros e Estudantes de Engenharia. Sejam muito bem vindos novamente ao nosso blog!

Aqui quem vos fala é o Eng. Felipe Jacob, Calculista e Projetista de Estruturas de aço e professor do Curso de Dimensionamento de Estruturas Metálicas online. Hoje vamos falar sobre treliça metálica, e principalmente tentar desmistificar aquela velha ideia de que uma viga de cobertura treliçada sempre vai ser mais econômica que uma viga de alma cheia.

Treliça Metálica Cobertura
Treliça Metálica

Em primeiro lugar é natural que a maior parte das pessoas no mercado (construtores, montadores, serralheiros, etc.) pensem que  treliça metálica é mais econômica devido ao peso reduzido. Realmente, uma viga treliçada tem peso consideravelmente inferior a uma viga em Perfis I, mas isso não significa necessariamente economia no final das contas.

Alguns fatores devem ser levados em consideração quando falamos de treliça metálica:

  • -Geralmente as vigas treliçadas são fabricadas em perfis de chapa dobrada (U dobrado em geral) e essas chapas, apesar de serem mais leves, tem o custo por quilograma em geral 20% maior que os perfis laminados. Ou seja, se a estrutura treliçada não for leve o suficiente para compensar, só essa variação de preço já inviabiliza a escolha.
  • -Para fabricar uma viga treliçada, são necessárias muito mais operações e insumos do que a fabricação de uma viga de alma cheia de mesmo vão. Considerando que a fabricação seja feita da maneira mais simples possível, com as ferramentas mais básicas e baratas, em média gasta-se 1kg de eletrodo revestido para fabricar 1 metro de treliça, enquanto com a mesma quantidade chega-se a fabricar 24m em perfis de alma cheia.
  • -A quantidade de operações e horas de trabalho podem ser até 2 vezes maiores em estruturas treliçadas, o que pode comprometer prazos, além de elevar os custos de fabricação devido à alta incidência de mão de obra direta.

 

Levando-se em conta todos esses fatores que mencionei, cheguei a algumas conclusões levando em conta minha experiência pessoal e a experiência  de alguns autores de livros técnicos. Para o autor Ildony Hélio Bellei, em seu livro Edifícios industriais em aço ele comenta que vigas de cobertura treliçadas passam a se tornar economicamente viáveis à partir do vão livre de 25m.

De fato, vigas com vãos menores que 25m podem e devem ser fabricados em perfis de alma cheia pois certamente serão mais econômicos visto a quantidade de insumos e horas de trabalho necessárias são muito inferiores.

Eu ainda acrescentaria, de acordo com minha experiência:

  • -Treliças fabricadas por banzos em chapa dobrada e diagonais de dupla cantoneira laminada são econômicas a partir de 22m;
  • -Treliça metálica fabricada totalmente em perfis dobrados são econômicas a partir dos 25m;
  • -Treliças metálicas fabricadas totalmente em cantoneiras laminadas passam a ser econômicas a partir dos 30m.

Lembro que essas considerações são feitas com base em um projeto de treliça metálica que respeite as diretrizes das Normas NBR8800/08 e NBR14.762/10, e ainda se considerem corretamente as cargas conforme NBR6120 e cargas de vento conforme NBR6123.

Para mezaninos com módulos a cada 6m, optar por vigas treliçadas frequentemente é uma escolha ruim. O peso que se atinge com perfis de alma cheia, apesar de superior é largamente compensado com a economia de insumos e horas de trabalho. A adoção de vigas treliçadas ao meu ver, se justifica para vão à partir de 8m, onde as deformações máximas da estrutura se tornam difíceis de vencer com perfis de alma cheia, portanto viabiliza a adoção de treliças. Sempre considerando as cargas e a disposições.

Mezanino Treliça Metálica
Mezanino Treliça Metálica

 

Todas essas informações que compartilhei com você foram obtidas em mais de 60000 m² de projetos de galpões industriais, mas isso pode variar de acordo com a experiência e método de cálculo de cada um. Você tem alguma informação a acrescentar? Gostaria de fazer alguma pergunta? Deixe seu comentário!

Gostaria de aprender mais? Se inscreva no nosso Curso de Estruturas Metálicas !


36 Replies to “Treliça metálica é sempre mais econômica?”

  1. Fabio Luis Schmidt Viegas

    Boa noite, esta postagem é muito interessante, onde me levou a possivelmente participar deste curso. Favor me encaminhar datas da proxima turma. Agradeço e aguardo contato.

    • Márcio Jerosch Pinto Olinger

      Estou procurando saber o que é mais viável p fazer com 15 metros de vão livre do barracão que pretendo construir com telhas trapézio….se alma cheia ou viga u?
      Se alguém puder me ajudar agradeço muito….Estou vendo o material mais viável p fazer com a mão de obra. Obrigado

  2. anderson.brum@outlook.com

    Quando se trata de serralheria e profissionais que têm ferramental limitado. Trabalhar com perfis de alma cheia de torna muito difícil. Cortar um perfil acima de W150 sem um bom maçarico, quase impossível via Esmerilhadeira ou policorte. Além das chapas de ligações serem de chapa grossa, que no caso de um corte a plasma CNC serem executadas com rapidez e precisão.

    Acho esse um dos principais facilitadores para o uso de perfis dobrados.

  3. Nilton Victorino

    Pergunta: Para um salão de 15 m x 15 m é interessante a treliça, sabendo-se que no pavimento superior será instalado um dojô ou sala de ginástica? Obs.: Musculação, não.

    • Eng. Felipe Jacob

      Pela minha experiência, treliça so vale a pena a partir do vão livre de 25m. abaixo disso vale a pena alma cheia (claro que estou falando de projetos seguindo as normas)

    • Eng. Felipe Jacob

      Para esse vão, não vejo vantagem. as cargas dinâmicas exigiriam uma rigidez em 3 sentidos, além da fadiga à qual a estrutura estaria sujeita.
      melhor perfil W ASTM A572GR50

    • Eng. Felipe Jacob

      Sim, uma treliça pode ser especificado para ponte rolante, mas seria necessário, além da capacidade de carga, saber a quantidade de ciclos de trabalho durante sua vida útil, para que sejam realizados os devidos cálculos de fadiga

      e também, não acredito que seja vantajoso devido às tolerâncias de fabricação mais apertadas

      grande abraço!

      eng. Felipe Jacob

  4. Everton Rocha

    Engo Felipe
    esse curso que vc ministra, se ver calculo dos esforços nos perfis?gostaria de ver tambem estruturas que se usa em grandes vãos como em rodoviarias é do tipo piramidal base quadrada , você mostrou num de seus video o Ftool ajuda bem.Pergunto porque sempre quiz montar uma serralheria .agdo sua resposta.Obg

    • Eng. Felipe Jacob

      Olá Fabrício!

      Sim, existe ainda o caso do desconforto gerado pela menor massa , causando problemas de vibração nos pisos

      grande abraço!

    • Cláudia Tatiana Feitosa Rios

      Olá, vou fazer uma sala e cozinha americana em vão livre, área de 4,40cm x 13m, seria ideal utilizar uma treliça de 13metros e evitar colunas no meio do espaço? Ela corre risco de envergar pelo fato de ser tão longa(13m), considerando q vai ser feita com 4 polegadas?

  5. ANTONIO JOSE ALVES DOS SANTOS JUNIOR

    Tenho muito interesse em fazer o seu curso. Não por agora, mas farei sim.
    Ou seja, casas em steel frame sairiam mais baratas se fossem feitas com perfis de alma cheia – vão inferior a 8m.
    Muito obrigado

    • Eng. Felipe Jacob

      Sim, pode ser aplicado e gera economias, principalmente quando falamos de pé-direito alto. Note que o pilar precisa ter largura maior que os perfis de alma cheia para garantir essa economia.

  6. Sergio Dias De souza

    gostaria de saber se pósso usar férro U de 3′ polegadas em uma treliça de 9 metros de comprimento e com autura de 0.90cm com caida para 0.30cm.

    • Eng. Felipe Jacob

      Sergio, são necessárias mais informações: Qual a distância entre uma treliça e outra? qual telha será usada? há represamento do vento no galpão? será fixado em concreto ou em outra treliça metálica?

  7. Kim Cruz

    E interessante testar treliças de perfil Laminado? Pra um galpão de 30×45, vão da tesoura de 30m e distância entre pórticos(pilares) de 15m (tesouras a cada 5m, apoiadas em treliça na lateral, tipo viga mestre). Pois estou achando muito grande a treliça que tá dando pros 30m com perfis dobrados, já testei vários traçados e com cantoneiras também.

    • Eng. Felipe Jacob

      Cada geometria vai responder de uma forma… por experiencia as treliças de U laminado vão ser úteis quando as falhas nos perfis dobrados se derem por conta de flambagens locais devido à baixa espessura do perfil

  8. Bruno

    Concordo plenamente , estou cotando a cobertura de um barração e a mão de obra para confecção da estrutura esta muito cara, sabe me dizer se o perfil w é o mais indicado e qual o padrão para sustentar um telhado de telha térmica com um vão de 8 metros

  9. Willian Alves

    Olá Boa noite pessoal

    Preciso fazer um telhado na minha garagem e não posso ter coluna devido área de manobra do carro. Gostaria de saber se seria indicado utilizar trelica e se seria muito mais caro do que uma de concreto aérea. Distância de 7 mts.

  10. LEONARDO DA ROCHA NOGUEIRA BARROS

    Boa tarde
    Quero cobrir um terraço de 8 metros de vão livre de largura e 4,50 mts de comprimento, coberto com caibrão e telha romana dupla de barro, qual modelo de treliça , espessamento e espessura dos caibros? Grato

  11. Marçal Batista da Silva

    Um vão livre de 12 metros pra telha trapézio vou comprar a viga u de 150 mm qual altura deste pra ficar resistente a torção e grossura da chapa pra alma cheia

    • Eng. Felipe Jacob

      Seriam necessárias mais informações: distancia entre pórticos, altura e seção dos pilares e região para contabilização das cargas de vento corretamente

  12. Cledson Silva

    Num vão de 5.5m x 8m e telhas de PVC, é necessário o uso de treliça? Ou da para fazer apenas com perfis em U de 7.5cm sem medo de selar? Obs. Os 5.5 vão da casa ao muro e 8m de largura. Grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *