Telhas Sanduíche: Guia completo para escolha, instalação e manutenção

telha sanduíche

Você sabe quando utilizar telhas termoacústicas ( as famosas telhas sanduíche)?

Sabia que se forem instaladas, fixadas ou especificadas incorretamente pode gerar grandes dores de cabeça como goteiras, falha na proteção térmica, e até risco de destelhamento? Em geral o prejuízo é astronômico em casos assim…

Quem vos fala é o Eng. Felipe Jacob e nesse artigo vou mostrar quais são os cuidados mais importantes que você deve tomar na hora de especificar, instalar e realizar manutenções em telhados e fechamentos de telhas sanduíche.

Fase 1: Projeto da cobertura

 1) Certifique-se de que a estrutura foi projetada para receber telhas termoacústicas.

Nem todas as estruturas  foram projetadas para receber telhas termoacústicas, e em caso de instalação em estruturas com geometria ou resistência incompatíveis com a telha, podem surgir patologias gravíssimas, já mencionadas acima.

Caso a estrutura esteja sendo projetada para utilizar telhas sanduíche veja os principais cuidados a serem tomados:

  • Mantenha o  distanciamento entre apoios dentro do permitido.

Telhas termoacústicas devem ser instaladas com distanciamento máximo entre apoios para suportar as cargas de manutenção e de vento sem que ocorra deformações excessivas, e isso depende da geometria da telha e do tamanho da folha de telha. É importante observar que deverão ser consideradas as cargas de vento da região conforme NBR6123/88 para saber exatamente qual o distanciamento máximo entre as telhas. Na dúvida, para edificações baixas (até 12 m) mantenha a sobrecarga admissível em torno de 150kg/m².

Sobrecargas e distanciamento entre telhas sanduíche trapezoidais

Outra característica importante é observar o tipo de material de isolamento:

Isolamento com Poliestireno Expandido EPS (Isopor):  o tipo mais comum encontrado no mercado e também o mais barato em relação aos outros tipos de isolamento. Pode ser encontrado em duas densidades: 13kg/m³ ou 20kg/m³, sendo que o de densidade 20kg/m³ é 18% mais eficiente em isolamento térmico que o de 13kg/m³.

Se o ambiente externo estiver a uma temperatura de 40° C, o ambiente interno estará a 24°C ~ 26°C se aplicado o isolamento de 30mm de espessura de EPS.

Isolamento com Poliuretano Expandido( PU expandido):
São utilizadas quando se deseja melhor desempenho termoacústico que o EPS e podem ser encontrados em PU de alta temperatura e Pu de Baixa Temperatura. O isolamento térmico feito com PU de alta é o que apresenta melhor desempenho entre todos os outros materiais disponíveis. Abaixo uma tabela comparativa entre PU e EPS

ParâmetroEPSPU (Baixa)PU (alta)
Temperatura no ambiente externo40°C40°C40°C
Temperatura na superfície interna26,38 °C25,68 °C24,96 °C

Comprimento das folhas e emendas

As emendas de telhas são os pontos com maior probabilidade de ocorrência de vazamentos caso não sejam seguidas as prescrições corretas durante o projeto.

o primeiro cuidado a ser tomado nesse caso é projetar para que as emendas fiquem exatamente sobre as terças, evitando assim a abertura das telhas por ocasião da ação do vento ou das sobrecargas de manutenção.

o segundo cuidado nesse caso é com relação à superposição longitudinal. A telha superior deve recobrir a telha inferior com no mínimo 250mm para que não ocorra retorno de água. É recomendável que a telha inferior tenha igual recobrimento para isolar totalmente o ponto de emenda.

superposição e ponto de emendas em telhas sanduíche

Tipos de proteção anticorrosiva

  • Telhas galvanizadas: Para evitar corrosão, a maior parte das telhas vendidas no mercado são galvanizadas através de banho de zinco por imersão a quente. O banho de zinco oferece à telha a proteção galvânica (catódica) contra corrosão e é o processo mais barato atualmente. a vida útil das telhas vai depender da agressividade da atmosfera na região da instalação.
Vida útil de telhas galvanizadas de acordo com o ambiente

É importante saber qual a camada de zinco depositada na galvanização pois isso influenciará diretamente na vida útil da cobertura. Por exemplo, uma telha que tenha 153g/m² terá uma vida útil média de 15 anos em atmosfera rural, 10 anos em ambiente marítmo, 8 anos em ambiente industrial e 5 anos em ambiente industrial severo. Consulte o fabricante e cheque nessa tabela para não escolher telhas apenas pelo preço.

  • Telhas Galvalume: Além da camada de Zinco, este tipo de proteção conta com uma camada de alumínio (55% do peso da proteção), oferecendo uma proteção por barreira que chega a aumentar em 4x a resistência à corrosão da telha galvanizada.
  • Pintura eletrostática: A pintura eletrostática confere estética agradável e resistência à corrosão. Aqui também vale ressaltar que a durabilidade da proteção varia conforme a camada de pintura e o ambiente em que está localizada a cobertura.

Fase 2: Instalação e Fixação

Durante a instalação é imprescindível que a equipe realize a fixação correta das telhas, a fim de evitar vazamentos durante a vida útil da cobertura.

Parafusos para fixação de telhas sanduíche

para fixar as telhas termoacústicas são utilizados parafusos auto perfurantes (autobrocantes no jargão do mercado)

Parafusos de fixação:

Devem ter comprimento suficiente para atravessar a espessura das telhas e o isolante, a terça da cobertura e sobrar ainda cerca de 1cm de rosca abaixo da mesa superior da terça.

Devem ser dotados de anel de vedação, que quando pressionado expande-se e com a ajuda do flange de recobrimento impede a passagem de água.

Parafusos auto perfurantes para fixação. Fonte: catálogo Ciser

Parafusos de Costura:

Parafusos de costura. Fonte: catálogo Ciser




Como fixar telhas sanduíche

fixação das telhas termoacústicas: Fonte: Manual de Telhas ABCEM

Deve-se fixar as telhas em todas as ondas baixas. Não recomendo em hipótese alguma que se deixe uma onda sem fixação.

Além disso, a costura deve ser feita em toda a extensão das bordas das telhas com um espaçamento máximo de 500mm entre dois parafusos.

Não observar essas recomendações é correr o desnecessário risco de ocorrência de vazamentos durante a utilização da cobertura, devido a uma “economia mesquinha” de parafusos e mão de obra.

Fase 3: Manutenção

Manuseio e estocagem:

Os cuidados no manuseio e armazenagem são fundamentais: Sempre utilizar luvas para manusear as telhas de aço, sejam elas de folha simples ou termoacústicas.

ao transportar manualmente, utilizar ao menos 2 operários para folhas de até 4 m e no mínimo 3 para folhas entre 4m e 12m

na armazenagem, estocar sobre ripas ou caibros de no mínimo 7 cm, e de preferência em inclinação para que não haja acúmulo de água.

Montagem

Durante a montagem é imprescindível que o operador pise sobre uma chapa rígida para distribuir a carga sobre o telhado. Caso contrário podem ocorrer deformações nas ondas altas e aberturas de parafusos, ocasionando goteiras.


112 Replies to “Telhas Sanduíche: Guia completo para escolha, instalação e manutenção”

  1. Rômulo Soares Ribeiro

    as telhas de fibrocimento normalmente sao fixadas nas ondas altas, no caso das telhas sanduiches, sendo fixadas nas ondas baixas, nao e mais facil ocorrer vazamentos?

      • Cristian/Sso leopoldo/RS

        Isto mesmo gomo alto pois no gomo baixo a passagem de agua e muito superior q gomo alto,nao existe uma empressa q pensa ao contrario,so posso dizer q eles estao errados,se quizer explico por que colocar no gomo alto

      • Juliana

        Estou querendo por telha sanduiche. A armação para o telhado é Tesoura, gostaria de saber se dá certo esse tipo de telha e se há necessidade de pôr forro. Se vale mesmo a pena. Outra dúvida é quanto ao barulho e temperatura. Aguardo retorno.

        • Eng. Felipe Jacob

          o isolamento térmico é bom, mas é nescessário avalair o pé direito, se há escape para o ar quente, etc… não é só a telha que determina conforto térmico na obra. para isso é recomendável chamar um arquiteto, eles dominam essa parte de conforto térmico e acústico

          • Marcio David Tesser

            Saudações caro engenheiro
            Poderia me informar se posso e consigo fixar telhas sanduíche em um estrutura feita com madeira, tenho muita madeira boa sobrando de obra antiga e gostaria de reaproveita-la?

          • Eng. Felipe Jacob

            Pode mas procure obter junto ao seu fornecedor os parafusos especificos para essa fixação, pois as madeiras, dependendo do caso podem ter maior temdencia a apresentar absorção de umidade

          • Juarez Oliveira

            Excelente o artigo!
            Obrigado…
            Está ajudando muito na minha reforma residencial, quanto a fixação concordo com fixar na onda alta onde o fluxo de água é menor.

      • Manuel Barros Moreira

        Bom dia, quero substituir o telhado da minha garagem porque tem pouco descaimento e quando é muita agua entra na garagem .
        Tem placa de tecto em cimento e ripas zincadas da telha actual. O isolamento é secundário a resistência e durabilidade é mais importante. Como já tirei medidas 7 peças 7,20m x100 + 1 peça 9.57m x100m + 5.50m x 100m . Minha pergunta é qual o tipo de telha sanduíche devo utilizar e qual o comprimento máximo das placas sanduíche
        Agradeço a sua opinião

      • Edivan

        Opa podia me dar uma ajuda,vou cobrir a garagem de 5 por 5,, tenho três pontos de fixação lateral onde ia atravessar uma viga reforçada de 100x50x2mm, e espassar três vigas da mesma para parafusar as telhas de sanduíche com isopor,essa estrutura ficaria boa.

    • JERONIMO VICENTE FARIAS

      Siga a orientação do fabricante. A orientação para fixação no gomo baixo costuma se basear no fato que a chapa de aço é muito fina e o aperto pode deformar a onda alta, gerando maior probabilidade de infiltração. Já na onda baixa o perfil da estrutura vai ser prensado com a chapa, praticamente no mesmo plano, e o parafuso correto garante a estanqueidade. O segredo é basicamente o parafuso que na onda baixa é um e na onda alta é o de costura, que não tem a mesma exigência de aperto que o primeiro.
      O fabricante costuma indicar se o parafuso da estrutura deve estar na onda baixa ou na alta, mas basicamente o que é levado em consideração é o que está aí em cima.

      • Eng. Felipe Jacob

        Sim, mas é muito difícil não ter infiltração colocando dessa forma, experiência própria. Além de ser difícil controlar quem está lá em cima fazendo.

    • Eng. Felipe Jacob

      Olá Elisa. Podem sim, apenas tome o cuidado de adotar parafusos próprios para essa finalidade. Lojas de telhas e aço podem te especificar o melhor de acordo com a telha escolhida

      • Rodolfo

        Boa tarde! Tenho cômodo que de uma parede a outra, tem 1,80m, pretendo cobrir com telhas termoacustica (30mm e 043mm); gostaria de saber se posso deixar livre o vão?

    • Eng. Felipe Jacob

      Seria necessário mais informações, como peso das placas, vão das telhas e espessura das telhas.

      Provavelmente não suporta sozinha, mas para ter certeza é necessário mais informações sobre isso

    • Eng. Felipe Jacob

      Seria necessário saber qual o peso das placas, estrutura do telhado, inclinação localização para determinar cargas de vento

      att.

      Eng. Felipe Jacob

      • Cristina

        Olá, tenho um telhado colonial de duas aguas pequeno que está com vazamento. Estou querendo trocar por telhas semi sanduiche, pois já tenho laje. Trocar tudo inclusive a armação, será uma boa escolha ou é melhor trocar pela mesma telha colonial? Qual fica mais em conta e menos trabalho,sujeira etc…Aguardo retorno. Obrigada

  2. Pedro henrique

    Pretendo fazer um quarto externo na minha casa, e a dúvida é o seguinte: essa telha sanduíche isola bem o barulho da chuva, pois as galvanizadas sem isolamento fazem mto barulho! Abs…desde já obrigado

    • Eng. Felipe Jacob

      Olá, O desempenho acústico das termoacústicas são bons, mas não se comparam às telhas cerâmicas. Você ainda vai ouvir alguma coisa

      grande abraço!

    • Roberto Bob

      Meu telhado tá vazamento pois a parte de cima da telha deformou e deixou a amostra 3mm de isopor com isso a água da chuva quando escoa volta pelo isopor e pinga no teto de gesso pelo parafuso de fixação. Isso ocorre de um lado inteiro do telhado 20 metros de telhado. Há alguma solução sem ter que trocar o telhado ? (Imóvel alugado e proprietário não quer mexer) Pensei em aplicar espuma poliuretano onde o isopor está amostra ou vedapren.

      • Deivid Santos

        Prezado Eng Felipe, só uma dúvida referente a tabela de cargas. O valor 296 na coluna C/F se refere a carga de 296 kg/m^2 para uma distância de 2000mm entre os apoios? E como no seu poste o Senhor utiliza 150 kg/m^2, a distância entre os apoios seria de 2750mm?

  3. Isa

    Prezado Eng. Felipe
    minha família contratou uma empresa do meu estado que se diz especializada na construção de áreas cobertas por telhas sanduíche para construção de nossa garagem, optamos pela telha sanduíche e toda estrutura de sustentação em alumínio pelo fato do alumínio não enferrujar, não ser necessário pintar, por ser fácil e pratico de limpar e por a telha sanduíche ser mais robusta que o policarbonato ou telhado cerâmico/afins e suportar peso, o que permitiria que fosse possível subir em cima do telhado para fazer uma eventual manutenção ou limpeza, além do conforto térmico acústico. Pois bem, durante o andamento começamos a perceber algumas falhas/erros de projetos que eram perceptíveis/notáveis até por nós leigos, quem dirá para um “profissional” , tais como:
    – a furação da telha foi toda feita na área que escoa a água , quando reclamamos disso a desculpa dada foi que os parafusos além da função de fixação também tem a função de vedação e que água não infiltrará .
    – Não foi colocado os acabamentos e o isopor ficou exposto, a desculpa dada ao reclamarmos que com o tempo o isopor iria embolorar e até mesmo se decompor com a ação do tempo é de que não existe acabamento para telha sanduíche e que é assim mesmo, o isopor fica exposto e é o próprio acabamento e que não tem perigo de embolorar ou desmanchar, pois ele foi feito para isso.
    – O rapaz que esta colocando a janelas de alumínios para nós, nos alertou que a tubulação utilizada não se tratava de alumínio e sim aço galvanizado com pintura epóxi, ao reclamarmos para empresa eles alegaram que não se utiliza estrutura de alumínio para colocação/sustentação de telhas sanduíches, pois o alumínio não suportaria o peso e acabaria envergando ou cedendo, por isso se usa aço galvanizado por ele ser mais resistente e que na verdade nem as telhas sanduíches são feitas de alumínio e sim de aço justamente por ser mais forte e que a nomenclatura alumínio era apenas um termo utilizado para facilitar pros leigos.
    – E o mais grave de tudo, a estrutura toda treme que nem gelatina e um lado já esta envergando e de acordo com o rapaz que esta colocando as janelas (e que já trabalhou com policarbonato) a tubulação é muito fraca e esta faltando sustentação e que a cama feita é muito pouca e deveria ter mais barras na cama e mão francesas para suportar o peso das telhas que é infinitamente mais pesada que o poli e assim permitir que se possa trabalhar em cima e assegurar a firmeza da estrutura.
    Toda vez que a gente reclama dos defeito, eles tem uma resposta pronta para justifica-los, como somos leigos, comecei a pesquisar na internet como é feita a instalação desse tipo de telha e cheguei até o teu artigo e vi o campo para dúvidas, então cá estou, em busca de informações que possam me ajudar, por isso, peço teu auxilio para confirmar se as justificativas dadas por essa empresa procedem ou tem algum fundamento, pois não estamos colocando muita fé no que eles dizem e antes de tomar qualquer atitude mais drástica quero confirmar para não cometer nenhuma injustiça. Desde já agradeço. Sem mais. Abraços

    • Eng. Felipe Jacob

      Boa tarde Isa

      Que situação… vamos lá

      – os parafusos de fixação de telhas são autoperfurantes e são dotados de uma borracha de vedação… porém eu mesmo já tive problemas com eles e eu recomendo fortemente fixar os parafusos na ONDA ALTA das telhas.
      – os acabamentos frontais tem função estética. e para haver bolor a água deve encontrar material organico, o que não é o caso do EPS… portanto não tem nada a ver isso de que vai embolorar. pode colocar as testeiras sem problemas
      – Em geral os perfis usados na construção de telhados são de aço ABNT CF26 ou ASTM A36 galvanizados a fogo ou por imersão… na liga pode entrar alumínio e ganham o nome popular de Galvalume, mais comum nas telhas, mas elas são de aço. O que vai determinar a durabilidade são as espessuras dos materiais e a qualidade do tratamento galvânico. o fato de ter tratado com Epoxi externo me soa muito estranho pois valeria muito mais a pena fazer somento e epoxi e medir a micragem (espessura da tinta, que é o processo utilizado em industrias…) cheque se não foi usado esmalte sintético comum e ele está falando que é epóxi (pintura epóxi é bem cara, exige cabine de pintura além de maquinário proprio e se for isso, fique tranquila, sua estrutura está muito bem protegida). Caso contrário, a galvanização tem boa vida útil… mas não é alumínio… se ele te vendeu alumínio e aplicou aço galvanizado, ta errado. Quanto ao Aluminio suportar ou não: Qualquer estrutura é possível desde que corretamente calculada… o aluminio tem propriedades diferentes do aço, e não significa menor resistência… em algumas propriedades sim, em outras não… corrosão é uma delas
      – Se ela treme visualmente, está fraca… toda estrutura no brasil deve ser projetada para suportar além das cargas de peso próprio e manutenção, as cargas de vento que variam de 96km/h a 140km/h dependendo da região. Isso pela norma NBR6123… esses dias bateu um vento de 80km/h no interior de são paulo e caiu vários galpões

      Se o trabalho foi acertado formalmente eles devem ter passado uma proposta comercial (Fatura Pro Forma em algumas regiões) confira o que foi prometido e exija ART. Não se pode construir nada no Brasil sem ART, e se estiver sendo construido, abra denuncia no CREA

      espero ter ajudado

    • Higor Arantes

      Prezada Isa , aconselho procurar auxílio de um advogado, pois como consumidora tem que receber por aquilo que pagou, não é justificável, que tenham usado material diferente ou de inferior qualidade. Analisando o seu caso, percebe-se que a empresa, prestou um serviço ineficiente.

      Higor Arantes
      Advogado

    • Deise

      Boa noite
      Pesquisando e lendo sobre as telhados sanduíches chegue a conclusão que não vale a pena instalar. Já que você quer isolar barulhos de música de academias e de lojas .barra na questão dos estalos quando começa aquecer as telhas.

  4. João W Ninin

    Olá.

    Fiquei bastante interessado nas telhas sanduíche para eventual substituição das telhas cerâmicas convencionais em uma casa com forro de estuque e que esquenta muito na época de calor. Estou pesquisando sobre elas na internet.
    Porém, me deparei com uma reclamação no site Reclame Aqui referente aos “estalos” que ocorrem neste tipo de telha. Imagino que sejam os mesmos estalos que ocorrem nas coberturas com telhas galvanizadas comuns (sem recheio).

    Em uma de minhas leituras vi comentários que isto ocorre com telhas que não são “coladas”. Não ficou bem claro o que seria isto, mas algumas sugestões diziam que a montagem teria que ser do tipo “telha + cola + isolante + cola + telha”.
    Nas matérias sobre este tipo de telha não vi ninguém abordando este tipo de problema.

    Enfim, este problema é uma característica deste tipo de telha ou é algum problema de fabricação ou de montagem no telhado?
    Em caso de ser característica desta telha, o problema poderia ser resolvido ou minimizado com a colocação de algum tipo de material (fita, silicone, etc) entre as partes metálicas em contato na sobreposição das telhas?

    Grato.

    • Eng. Felipe Jacob

      Olá. Os estalos são devido à dilatação térmica, inevitável nesses casos.

      As telhas sanduíche são menos afetadas mas mesmo assim ocorrerm ruídos devido às mudanças de temperaturas. Os ruídos são maiores se as folhas do telhado forem compridas.

        • Eng. Felipe Jacob

          Telhados metálicos dilatam, e os estalos são comuns. São menos perceptíveis em telhados termoacústicos. A solução que eu vejo, com poucas informações seria a troca das telhas para fibrocimento ou termoacústico

      • RUDOLFO GEORGES PACHECO FILHO

        Olá, Jacob. Grato pelas explicações! Já ouvi e vi ponderações diferentes, mas nada conclusivo sobre os estalos: 1- A dilatação do metal das telhas causa estalos. 2- Porém, os estalos aconteceriam somente quando as telhas são instaladas sobre terças de metal, e as terças de madeira evitariam os estalos. 3- Os estalos dependeriam do tipo de recheio da telha: EPS daria estalos, e outros recheios não. *** A pergunta é “pelo que” estes estalos são causados, na prática? E, afinal, há alguma forma de evitar ou minimizar esses estalos? Grato e tudo de bom! Rudolfo

  5. Juan Carlos

    Olá, muito bacana o conteúdo.

    Gostaria de entender melhor a diferença entre a telha com isolamento de PU e a de EPS. A diferença de temperaturas apontada na tabela parece ser insignificante. Qual a vantagem mais significativa da de PU? Ela é usada no mercado principalmente em que tipo de projeto?

    Obrigado.

  6. Alan

    Qual a fonte das informações de temperatura do ambiente externo e superfície interna da telha? No caso de um temperatura de 40 graus externa, é possível estimar uma temperatura de ambiente interno, de forma geral?

    O que seria um PU de alta temperatura e um de baixa?

    Obrigado.

  7. Túlio Ricardo

    Saudações. Muito útil esse POST. Tirei várias dúvidas. Porém, pretendo fazer uma cobertura para dois contêiners na dimensão de 5×6. Pretendo utilizar 6 telhas PU de 5,2m. Qual inclinação aplico? 10%?
    Obrigado.

  8. Higor Arantes

    Prezada Isa , aconselho procurar auxílio de um advogado, pois como consumidora tem que receber por aquilo que pagou, não é justificável, que tenham usado material diferente ou de inferior qualidade. Analisando o seu caso, percebe-se que a empresa, prestou um serviço ineficiente.

    Higor Arantes
    Advogado

  9. Deise

    Boa noite
    Pesquisando e lendo sobre as telhados sanduíches chegue a conclusão que não vale a pena instalar. Já que você quer isolar barulhos de música de academias e de lojas .barra na questão dos estalos quando começa aquecer as telhas.

  10. Matheus da Silva Roem

    Bom dia queria saber o peso próprio de uma telha sanduíche om isopor, pois os catalogo da Abcem nao apresenta o peso próprio de telhas sanduíches ?

    • Carlos Costa

      Olá, me chamo Carlos, e já consegui esclarecer bastante dúvidas sobre o telhado Sanduiche. Porém ainda há algumas e gostaria que pudesse me ajudar. No RJ houve uma chuva de granizo, e agora pretendo trocar meu telhado antigo de amianto pelo telhado Sanduiche, a casa possui 7,5m por 10m. Queria saber se é aconselhável utilizar uma telha nessa dimensão de 7,5m ou fazer emendas? Também queria saber a respeito das junções laterais, deve-se parafusar todas elas? Por último qual seria uma distância apropriada do apoio para a fixação das telhas, de 1m em 1m ?
      Obrigado pelo artigo é de muito bom grado!

      • Eng. Felipe Jacob

        Como as telhas podem ser enviadas em folhas de 12m, sempre que possível evite fazer emendas, procure trabalhar com a maior folha possível. Quanto aos parafusos laterais, isso se chama costura, e deve ser feita de forma correta
        geralmente a cada 500mm com parafusos específicos

      • Alexandre lopes

        Bom dia! Existe alguma norma que reprova a instalação de telhas sanduíche em madeiramento? Ou pode ser instalada normalmente? Obrigado

    • Eng. Felipe Jacob

      Seriam necessárias mais informações como qual tipo de telha será usada e dimensões, além do estado de conservação atual da estrutura

  11. Carvalho

    Prezado Felipe, parabéns pelo artigo bastante esclarecedor.
    Tenho pesquisado sobre este tipo de cobertura (para cobrir um percolado em concreto 3m x 9m) de um varanda.
    Fico ainda preocupado com a questão, já tratada acima, dos estralos pela variação de temperatura, e às reclamações que começam a aumentar sobre isto. Minha dúvida a pintura na telha pode influenciar nisto, cores claras (branco não é possível usar aqui) tem influência na passagem do calor para parte de baixo ? Ou no aumento dos estralos? Minha ideia era usar em cor escura talvez preto. Qual opinião ? Moro no litoral da região sul.
    Forte abraço e obrigado

  12. Shirlei Terezinha Cunha

    Meu nome é Shirlei, estou em dúvida qto a estrutura p colocar a telha sanduíche, é uma cobertura num triplex p churrasqueira na praia, um fala p fazer de alumínio , qual seria a expessura p aguentar o peso, ou é melhor de madeira, se puder me responder fico grata

    • Eng. Felipe Jacob

      oi Shirlei. Para estabelecer corretamente o peso da sua estrutura são necessárias mais informações: Vão livre, andar no qual está localizado para correto cálculo do esforço de vento e a geometria do local

  13. Johny

    Olá boa tarde! Estou mudando o telhado do meu galpão para as telhas acústicas. Mas ainda estou em dúvidas como colocar ou fixar os parafusos. Se eu coloco na parte baixa da telha onde escorre a água ou na parte alta da telha onde terá a emenda? Não quero ter futuros problemas com infiltrações. Qual o melhor jeito de fixa-los?

    • Alexandre lopes

      Bom dia! Existe alguma norma que reprova a instalação de telhas sanduíche em madeiramento? Ou pode ser instalada normalmente? Obrigado

      • Tereza Alexandre

        Boa noite Felipe.
        Tenho Um telhado com a telha sanduíche à uns 06 anos, agora está com alguns vazamentos que não param, já foi feito vários reparos com silicone e vedapren, é não resolve a água da chuva escorre pela parede, não tem telha quebrada. Qual produto posso usar?

  14. Ksc

    Boa noite eng. gostaria de saber como é feito a junção/ união das telhas no comprimento. O vão da garagem de casa tem quase oito metros e não encontrei telha nessa medida e vou precisar unir duas telhas. Gostaria de saber como é feita essa união?

    Se puder me ajudar eu agradeço!
    Obrigado

  15. TELMA MAUREN NATALINO

    Tenho um TERRAÇÃO coberto com telhas tipo Eternit no alto do segundo andar da minha casa. É bem alto e VENTA MUITO !! Sou muito preocupada com a segurança desse telhado. O profissional recomendou o FECHAMENTO DAS LATERAIS com as Telhas Sanduíche. Poderia, por favor comentar sua opinião ? Essas telhas seriam adequadas ? Suportariam o vento ? Reforço que a minha intenção/necessidade é justamente proteger o telhado da ação do vento forte. Fechando as laterais evitando assim que em situação de ventania forte possa ocorrer de arrancar o telhado. Conto com seu comentário. Grata.

  16. Flavio Fernando Braz

    Parabéns Felipe,

    Raramente nos deparamos com excelentes artigos técnicos explanados de forma simples e acessível.

    Tenho em casa uma cobertura no espaço gourmet (9m x 5m), na qual as telhas estão afixadas no “gomo alto” e nunca tive qualquer problema de vazamento ou deformações, mesmo com ventos acima de 100km/h.

    As telhas receberam uma pintura eletrostática branca e isso as mantém sempre limpas e protegidas da corrosão.

    Posso recomendar o uso deste tipo de telhado por experiência própria.

    Sucesso !!

  17. Tailer teilor

    Sobre utilizar a atual estrutura de madeira de telhas de fibrocimento:Posso realizar tranquilamente?
    Existe alguns vãos com telhas translúcidas. Essas sanduíches se adaptam facilmente a essas translúcidas trapezoidais?

  18. KHALED HAMMOUD

    Boa noite tudo joia?
    Tenho um espaço de eventos aqui em Mg e tenho telhas sanduiche.
    Nao foi feito a costura entre as telhas, é realmente necessário??? Pode ocorrer vazamento no local onde é feito a costura?
    Obrigado, no aguardo

    • Eng. Felipe Jacob

      Sim, com o tempo as telhas tendem a abrir se não for feita a costura.

      Isso pode ser agravado se não houver a presença de correntes (Agulhamento) e tirantes

      • Clara

        Estou cobrindo uma varandinha de 6,40mt x 2,50mt qual a distância das terças para fixação? Devo usar só terças? Ou caibros também. Serão em madeira.

        • Eng. Felipe Jacob

          É necessário ter mais informações de projeto para elaborar uma solução adequada. caso deseje entrar em contato pelo 12 98212 3908
          att.
          Felipe Jacob

  19. Liana Nader

    Olá, boa noite, Eng. Jacob.
    Me deparei com uma situação de uma cobertura de câmara fria onde as telhas superiores e de fechamento apresentavam muita umidade interna a ponto escoar alguma água se perfurarmos nos beirais. Apesar de ter lido que o EPS é hidrófugo mas ser permeável ao vapor de água, não tenho encontrado resposta de fornecedores deste tipo de painéis frigoríficos. Identificamos selantes nas emendas inferiores como barreiras, mas é um ponto de manutenção que deveria ser periódica também e pode preocupar como sobre-carga não imaginada além de influenciar no desempenho térmico. O Sr. possui algum dado sobre o assunto?

    • Eng. Felipe Jacob

      Olá Liana, infelizmente sobre aspectos técnicos da vedação de câmaras frias, não tenho toda a informação necessária para lhe ajudar. Recomendo buscar especialistas em refrigeração industrial

      • Alexandre lopes

        Bom dia! Existe alguma norma que reprova a instalação de telhas sanduíche em madeiramento? Ou pode ser instalada normalmente? Obrigado

        • Eng. Felipe Jacob

          Olá. Não há restrição em norma, mas é necessário usar fixadores adequados. Os representantes de lojas de telhas podem ajudá-lo na escolha dos parafusos corretos

  20. Jean

    Ola Bom dia Eng.

    Vou cobrir meu sobrado com a telha termoacustica, uma duvida que tenho é em relação emenda(costura), pois por ser a largura útil padrão é de 0,98 cm das telhas, em um vão pequeno por ex. de 1,60m teria que 2 folhas e sobrepor mais de uma onde de cada folha.
    Teria problema? tem alguma norma em relação a isso?

    Muito Obrigado

  21. Marcondes

    Bom dia!
    Qual o perfil metálico adequado ou seja que suporte e seja comercialmente fácil de encontrar para fixar as telhas simples do tipo Galvalume TP 40? Se tiver como me informar as dimensões recomendadas agradeço.

    Obrigado!

  22. Roberto Bob

    Meu telhado tá vazamento pois a parte de cima da telha deformou e deixou a amostra 3mm de isopor com isso a água da chuva quando escoa volta pelo isopor e pinga no teto de gesso pelo parafuso de fixação. Isso ocorre de um lado inteiro do telhado 20 metros de telhado. Há alguma solução sem ter que trocar o telhado ? (Imóvel alugado e proprietário não quer mexer) Pensei em aplicar espuma poliuretano onde o isopor está amostra ou vedapren.

  23. Paulo

    Boa noite.
    Tenho uma casa de dois andares com garagem na lateral. Minha dúvida é como ficaria o barulho abaixo das telhas sanduíche (se cobrisse a garagem sem laje, apenas telha sanduíche) e acima, já que, um dos quartos a janela fica na lateral acima da garagem.

    • Eng. Felipe Jacob

      A telha sanduíche tem ruído ameno se comparado à telha metálica simples, mas ainda assim, de perto é possível ouvir um ruído metálico em dias de chuva forte, principalmente granizo. Eu não me preocuparia, visto que são casos eventuais.

  24. Pedro

    Boa tarde,

    A Telha Sanduiche de 30mm com apoios de cerca de 1m/1.10m, suporta uma pessoa de constituição média por exemplo, para que no caso de ser preciso fazer manutenção ou outra situação necessário não haja problemas?

    Obrigado

  25. Cláudio

    Bom dia! Excelente artigo, tirou várias dúvidas, muito obrigado!

    Uma questão que ainda não consegui resolver: usando telhas termoacústicas TP40 seria possível ter dois caimentos diferentes em uma mesma água de telhado? A ideia é continuar o telhado de uma casa colonial (dois pavimentos) estendendo-o sobre o anexo à casa (um pavimento), tornando um telhado único, sem calha; mas para fazer isso de forma harmoniosa a inclinação necessita variar, começando com uns 30% na parte mais alta, e terminando com uns 20% na segunda metade do telhado.

    Seria possível esse tipo de emenda? O objetivo é evitar qualquer tipo de calha. Uma alternativa é simplesmente terminar a primeira metade do telhado em sobreposição ao segundo, mas esteticamente pode não ficar tão atraente.

    Agradeço antecipadamente qualquer consideração e sugestão!

  26. Rodolfo

    Boa tarde! Tenho um telhado a ser feito, onde o vão entre paredes é de 2,80m, quero saber se com telha termoacustica 30mm e 0,43mm, posso deixar o vão livre?

  27. Luiz Carlos Pereira

    Caro Engº Felipe Jacob , parabenizo – o , pela atenção dada ao público . Sinceramente falando meu amigo , você sabe que hoje impera a lei do Gerson – canhotinha de ouro / propaganda do cigarro Vila Rica – levar vantagem ( antiga …., mas tudo bem ) . Quanto o sistema de fixação /parafuso na onda baixa da telha sanduíche , isso não trará futuros vazamentos na construção , haja vistas que a ação do tempo fará com a borracha de vedação resseque com o tempo .

  28. Marcos de Castilho

    Estou utilizando telhas trapezoidal de 0,43 e 0,50 com isopor de alta densidade e 5cm de espessura para cobrir um galpão de 10 x 50
    Qual telha devo colocar por cima?

  29. julia rodrigues

    Bom dia Jacob! Muito útil esse bate papo. Tenho telha sanduiche no meu quintal e nunca tive problemas, mas gostaria de aumentar seu comprimento em 40 cm, para ser possível fechar minha área de churrasqueira. Minha pergunta é se é possivel fazer emenda na telha para aumentar seu comprimento? Obrigada desde já.

  30. José Mauricio Faria Junior

    Prezado Eng Jacob

    Preciso de um conselho, trabalho em uma pref. tenho que fazer uma orçamento para cobrir 3200 m² de um telhado com madeiramento antigo mais conservado, com sistema de travamento e assim formando um meio circulo. Pergunto, será que esta telha poderia ser usada sem nenhum problema.
    OBS: São telhas para um mercadão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *