Você pode ajudar a melhorar o Visual Ventos
Eng. Felipe Jacob
Se você é profissional de Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica, ou estudante de uma dessas engenharias, com certeza já ouviu falar do software gratuito Visual Ventos.
Esse programa já ajudou milhares de estudantes e profissionais do Brasil e do Exterior a compreender e aplicar de forma automatizada os conceitos de carregamento de ventos em edificações de duas águas
Ele foi desenvolvido sob a supervisão pelo meu professor e amigo, Dr. Zacarias Chamberlain, titular da Universidade de Passo Fundo, um especialista muito respeitado no tema, atua como consultor para o desenvolvimento de túneis de vento para universidades além de ser membro das comissões que desenvolvem as normas de vento (e várias outras relacionadas a estruturas) no Brasil.
Além desse programa, o Professor Zacarias já coordenou o desenvolvimento de outros softwares como o Visual Metal, JWood, Visual Barras, além de ser o autor de diversos livros e publicações de pesquisa que ajudam a difundir os conhecimentos de estruturas no nosso país. Softwares bastante leves e confiáveis, que ainda rodam nos sistemas operacionais atuais.
Apesar do grande sucesso, o Visual ventos atual possui limitações: Só é possível calcular o carregamento de vento em geometria de telhados de duas águas planas, e é por causa disso que estou escrevendo esse artigo.
O professor Zacarias lançou um projeto de melhoria do Visual Ventos: o Novo visual ventos vai incluir as geometrias de telhados de uma água e Arco, tudo de acordo com as novas versões da NBR6123 que ainda vão sair (afinal o professor Zacarias tem todas as informações antecipadas não é mesmo?)
Porém, como sabemos, o incentivo à pesquisa, desenvolvimento e difusão de conhecimento no nosso país é bastante precária, e desenvolver um programa como esse exige investimento em design, programação, checagem dos resultados, registro, coordenação e muitos testes para garantir que os resultados emitidos pelo programa serão confiáveis. Existem sim pessoas voluntárias trabalhando nisso mas, sabemos que certas etapas precisam de profissionais específicos que não participam dos círculos acadêmicos… e eles querem receber seus justos honorários.
Para angariar recursos para esse projeto, o professor Zacarias abriu uma Vakinha onde você pode colaborar com qualquer quantia, e assim participar da melhoria dessa tão importante ferramenta.
Eu sei o quanto o Visual Ventos foi importante para que eu aprendesse a calcular esforços de vento corretamente, pois utilizava os relatórios que ele emitia e comparava com os textos da norma NBR6123 e isso me permitiu ter segurança nos conhecimentos que eu adquiria pois o programa tinha a chancela de um nome extremamente respeitado no assunto. Por isso eu já fiz minha contribuição nessa Vakinha, e convido você que está lendo essa postagem a também fazer o mesmo. Se não fossem por iniciativas como essa, jamais teríamos uma ferramenta gratuita à disposição de todos os estudantes de engenharia e arquitetura do Brasil.
Participe, colabore com qualquer quantia, aquilo que for possível. Tenho certeza de que quando o programa for lançado, você vai se orgulhar de ter colaborado com seu desenvolvimento colocando ali um pouco da sua generosidade e amor pelo estudo e pesquisa em estruturas no Brasil.
Para colaborar com a Vakinha, clique no link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/fundo-para-desenvolvimento-e-atualizacao-do-visualventos
Grande abraço a todos!
Eng. Felipe jacob
PROFESSOR FELIPE, ADQUIRI SEU CURSO DE METÁLICAS E ACOMPANHO NOS ÚLTIMOS ANOS, EU SOU DAQUELES QUE ACREDITA QUE POR EXEMPLO AS ISOPLETAS DE VENTO ESTÃO DEFASADAS, POR ANOS ATUO NO RIO GRANDE DO SUL E NO CENTRO OESTE, N ÃO VEJO PORQUE HOJE NO SUL 45 m/s(162 Km/h) E NO CENTRO OESTE EM MÉDIA 35 m/s, creio que devria ser feito um levantamento mais completo na atualidade, um abraço e vou colaborar
engº mec. George Alberto Vargas
The Real Person!
The Real Person!
Olá George. Até onde eu tenho informação, esse assunto está em discussão na Comissão da norma NBR6123, e ainda não tem uma definição.
Houve levantamento de dados nos últimos anos e está havendo reuniões para definir quais serão as novas velocidades básicas de vento, mas como mencionei, ainda não há uma definição para isso na data de hoje.
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?