10 de novembro de 2021 Por Eng. Felipe Jacob

Melhores Softwares para Detalhamento de Estruturas de Metálicas

Sejam muito bem vindos ao site do Calculista de Aço. Aqui quem vos fala é o Eng Felipe Jacob e hoje vou fazer uma review dos principais softwares para detalhamento de estruturas metálicas atualmente disponíveis no mercado, fazendo uma breve descrição do software, citando seus prós e contras no que se refere a projetos de estruturas de aço

Antes de começar, vale lembrar que os softwares usados para detalhamento geralmente não são os mesmos softwares que são usados para cálculo estrutural. Os Programas de detalhamento têm por principal objetivo produzir pranchas de desenho com todas as informações necessárias para fabricação e montagem da estrutura, como cotas, diâmetros de furos, parafusos, recortes, etc. Já os programas de cálculo estrutural, como o Cypecad Metalicas 3D, MCalc3D, Strap , SAP2000 entre outros, são utilizados na etapa de definir as bitolas das peças, e suas vinculações. Dito isso, vamos ao programas de detalhamento.

Começando pelas ferramentas que não são específicas para estruturas de aço

1 – AUTOCAD/BRICSCAD/ZWCAD

Civilmax | Civilmax is an engineering knowledge-based organization covering  the needs of engineering students in Civil, Structural and Mechanical.

O Autocad é de longe é o programa de detalhamento mais conhecido e difundido do mercado, é difícil encontrar algum profissional de engenharia que não conheça ou nunca tenha utilizado o Autocad uma vez na vida, mas hoje existem programas muito similares, como o BRICSCAD e ZWCAD que utilizam a mesma lógica de projeto, inclusive os mesmos comandos muitas vezes. Apesar de parecer muito básico para os dias de hoje, não subestime o poder dessas ferramentas. É possível criar automações poderosas se o usuário for um conhecedor da linguagem AutoLISP

VANTAGENS:

✅ Fácil aprendizado, ideal para quem quer começar a aprender.

✅ Possui versão de avaliação e Versão para estudantes

✅ É possível automatizar processos, desde que se conheça a linguagem LISP

DESVANTAGENS:

❌ Não possui rotinas de detalhamento específicas para detalhamento de estruturas de aço na instalação padrão

❌ Detalhar sem qualquer automação é um processo demorado e a chance de erros e interferências é muito grande

❌ A relação custo x benefício é desfavorável para quem trabalha especificamente com detalhamento de estruturas de aço.

❌ Nas versões mais básicas não há compatibilidade com a metodologia BIM

❌ Não gera listas de materiais de forma fácil e automatizada.

Comentários: São programas básicos, ideais para quem nunca trabalhou com detalhamento e quer começar a aprender, fazendo seus primeiros trabalhos de forma mais manual. Mas quando o profissional começar a absorver demandas mais complexas e urgentes essas ferramentas não serão suficientes para garantir a competitividade.

NOTA FINAL: 5 / 10

Onde encontrar um bom curso de Autocad?

Como esse é um programa bastante conhecido há uma infinidade de materiais para aprender a utilizar essa ferramenta. Um canal que eu recomendo é o canal no Youtube do Beto Camelini que você pode conferir clicando aqui. Lá tem várias aulas que são ideais para quem está começando. Muito legal, eu mesmo já fui muitas vezes ao canal dele para pegar alguns macetes específicos.

Caso você queira um curso mais direcionado, mais rápido, com certificado e conteúdo mais direto ao ponto, eu recomendo os cursos da expert cursos, que você pode conferir clicando aqui. Lá eles sempre têm uma promoção nova, e conteúdos em formato de curso mesmo, onde você pega o conteúdo em uma linha de raciocínio do começo ao fim.

2 – SOLIDWORKS

Structural Steel Design with SOLIDWORKS - SolidSteel parametric, 3D CAD  Steelwork, Teaser #2 - YouTube

O Solidworks é outra ferramenta muito conhecida, bastante utilizada por vários projetistas de estruturas de aço, apesar de não ser uma ferramenta específica para essa finalidade. Esse programa é mais voltado para projetos mecânicos, portanto é possível sim detalhar estruturas de aço, mas não de forma tão rápida quanto se fosse utilizada uma ferramenta específica para essa finalidade.

VANTAGENS:

✅ Possui bibliotecas de perfis, parafusos, arruelas, sólidos e diversos outros recursos que são úteis para detalhamento de estruturas

✅ É possível rodar análises de elementos finitos para checar esforços e tensões locais (De forma muito mais trabalhosa do que um programa de cálculo específico para estruturas de aço faria)

✅ A qualidade visual dos projetos é excelente

✅ Compatível com metodologia BIM

✅ O processo de geração de listas de materiais é mais fácil que no Autocad

✅ É possível realizar simulações de montagem, vista explodida, simular movimentos de peças móveis, etc.

DESVANTAGENS:

❌ Não possui rotinas de detalhamento específicas para detalhamento de estruturas de aço na instalação padrão.

❌ Não oferece grande agilidade no detalhamento, a menos que se configurem diversas bibliotecas específicas para estruturas de aço.

❌ Possui versão para estudantes, mas é uma licença paga.

❌ Preço da lincença / assinatura é altíssimo

Comentários: É um excelente programa para projetos mecânicos com peças personalizadas, mas para detalhamento de estruturas de aço que costumam ser feitos com soluções padronizadas de perfis e ligações, o programa não gera grandes vantagens no que se refere a produtividade. Ainda assim, é bastante utilizado por projetistas que trabalham com outras áreas além de estruturas de aço, como adequação de equipamentos para NR12 por exemplo.

NOTA FINAL: 6 / 10

Onde encontrar um bom curso de Solidworks?

Existem excelentes canais no youtube com vasto conteúdo gratuito sobre solidworks. Um Canal bem bacana é o NGEngenharia, que você pode conferir clicando aqui

Caso queira um curso com uma grade mais direcionada para aprender a usar a ferramenta mais rapidamente, eu recomendo o curso SolidWorksTutorial, que você pode conferir clicando aqui

3 – AUTODESK ADVANCE STEEL

Aula 1 - Autodesk Advance Steel® - Detalhamento de Estruturas Metálicas -  YouTube

Agora sim, vamos falar de uma ferramenta específica para estruturas de aço. O Autodesk Advance Steel é uma ferramenta extremamente poderosa que tem como base o Autocad. Possui rotinas automáticas para geração de treliças, ligações vigas, recortes, gabaritos de furação, simbologia de soldas, pranchas 2D, montagem… enfim, uma infinidade de recursos tridimensionais, compatibilidade com a tecnologia BIM. Uma ferramenta top de linha, que bate de frente com outro gigante que é o Tekla Structures, que falaremos mais adiante.

VANTAGENS:

✅ Possui rotinas automáticas para diversos tipos de soluções, como treliças, ligações, placas de base, furações. É possível fazer estruturas inteiras de forma parametrizada.

✅ Roda dentro do Autocad, então quem já é familiarizado aprende rapidamente.

✅ Excelente velocidade, produtividade e qualidade de projeto.

✅ Compatível com metodologia BIM

✅ Listas de materiais, subconjuntos, chapas, parafusos, arruelas, tudo de forma automática.

✅ Possui versão de avaliação e versão estudante.

✅ Preço da licença profissional é acessível para quem tem clientela e demanda de projetos

DESVANTAGENS:

❌ Justamente por rodar dentro do Autocad, exige mais recursos de processamento e placa de vídeo do que outras soluções do mesmo porte.

❌ Por se tratar de uma ferramenta poderosa com muitos recursos de automação, o usuário só conseguirá utilizá-la em sua melhor performance se aprender a manejar seus parâmetros e rotinas automatizadas. Felizmente o aprendizado não é difícil desde que se dedique a compreender como a ferramenta funciona

Comentários: Para quem já utiliza Autocad e pretende migrar para uma solução específica para estruturas metálicas, é uma opção excelente que não deixa nada a desejar para outros softwares concorrentes.

NOTA FINAL: 9 / 10

Onde encontrar um bom curso de Advance Steel?

Para conteúdos gratuitos sobre Autodesk Advance Steel eu recomendo o canal do meu amigo e ex-aluno Eng. Tiago Carnovali, que você pode conferir clicando aqui

O Tiago também oferece um curso específico e direcionado que, na minha opinião, é o mais completo do mercado de e você pode inclusive assistir às primeiras 19 aulas gratuitamente clicando nesse link

4 – TEKLA

Tekla Structures 2016i

Sem dúvidas o TEKLA dominou o mercado de detalhamento de estruturas metálicas no mundo inteiro. É o software favorito das grandes empresas, com uma plataforma e interface independentes (não precisa de outro programa para rodar, como o Advance Steel e o Tecnometal que precisam do AUTOCAD) possui um desempenho fantástico sem exigir tantos recursos computacionais e gráficos da máquina. Rápido, intuitivo e bastante difundido, sem dúvidas essa ferramenta é a mais bem avaliada e difundida entre os profissionais de detalhamento no mundo inteiro.

VANTAGENS:

✅ Possui rotinas automáticas para diversos tipos de soluções, como treliças, ligações, placas de base, furações. É possível fazer estruturas inteiras de forma parametrizada.

✅ Roda em plataforma própria, o que confere a ele o melhor desempenho de todos sem exigir tanto da máquina.

✅ Top de linha no que se refere a velocidade, produtividade e qualidade de projeto.

✅ Compatível com metodologia BIM

✅ Listas de materiais, subconjuntos, chapas, parafusos, arruelas, tudo de forma automática.

✅ Possui versão de avaliação/ versão estudante.

DESVANTAGENS:

❌ É o software mais caro de todos os que falamos aqui.

❌ Assim como o Autodesk Advance Steel, também trata-se de uma ferramenta poderosa com muitos recursos de automação e, novamente o usuário só conseguirá utilizá-la em sua melhor performance se aprender a manejar seus parâmetros e rotinas automatizadas. Felizmente o aprendizado não é difícil desde que se dedique a compreender como a ferramenta funciona.

Comentários: É a ferramenta mais poderosa, conhecida e utilizada pelas grandes empresas de projeto, fabricação e montagem de estruturas metálicas atualmente, no mundo todo. Só isso já diz tudo.

NOTA FINAL: 9,5 / 10

Onde encontrar um bom curso de Tekla?

Meu amigo e colega de pós graduação Daniel do canal Engenharia BIM disponibiliza muito material gratuito de boa qualidade sobre o TEKLA. Ele também oferece cursos ao vivo com acesso vitalício. Para conhecer o canal dele clique aqui.

Outro canal bem legal de conteúdos gratuitos sobre Tekla é o canal do meu, também colega de pós Fernando de Césaro, que você pode conferir clicando aqui

Para um aprendizado mais direcionado e intensivo sobre TEKLA, também recomendo o curso do Treinamento Tekla, que você pode conferir clicando aqui.

5 – TECNOMETAL

TecnoMETAL - M&D - Eng. Fernando de Cesaro

Outra excelente alternativa é o Tecnometal, em suas versões 2D e 3D. Também roda com base do AUTOCAD, o que acaba exigindo mais da máquina assim como o Advance Steel, mas também possui excelentes ferramentas automáticas de geração de estruturas, como escadas, treliças, correntes, contraventamentos, etc. Há algum tempo era comercializado nacionalmente pela Multiplus, mas atualmente é comercializado diretamente pela empresa desenvolvedora, a Steel and Graphics com filial no Rio Grande do Sul. A produtividade dessa ferramenta não é tão grande como as que mencionamos anteriormente.

VANTAGENS:

✅ Possui rotinas automáticas para diversos tipos de soluções, como treliças, ligações, placas de base, furações. É possível fazer estruturas inteiras de forma parametrizada.

✅ Roda em Autocad, excelente para quem já está acostumado com a ferramenta.

✅ Compatível com metodologia BIM

✅ Listas de materiais, subconjuntos, chapas, parafusos, arruelas, tudo de forma automática.

✅ Preço da Licença é mais acessível que o Tekla e o Advance Steel.

DESVANTAGENS:

❌ Não possui versão de avaliação (pelo menos eu não encontrei, caso você encontre, poste aqui nos comentários)

❌ Assim como o Autodesk Advance Steel e o Tekla, é necessário se dedicar um tempo para aprender a usar a ferramenta a fim de obter o melhor desempenho.

Comentários: É uma boa ferramenta, Apesar de não proporcionar tanta produtividade quanto o Tekla ou Advance Steel, atende muito bem a quem deseja oferecer projetos com um custo mais acessível.

NOTA FINAL: 8,0 / 10

Onde encontrar um bom curso de Tecnometal?

no Canal do meu colega de pós, Eng. Fernando de Césaro você encontra alguns conteúdos gratuitos sobre Tecnometal. Ele também ministra cursos específicos, vale a pena consultar.

6 – ST-CADEM

ST_Stabile (@stabile_st) / Twitter

O St_Cadem é uma ferramenta 100% nacional, desenvolvida pela Stabile Engenharia e fundada pelo meu professor Msc Paulo Roberto de Carvalho, com sede no Rio Grande do Sul. Tem versões em 2D e 3D, roda dentro do Autocad. Eu particularmente uso o ST-Cadem 3D em meus detalhamentos e é uma ferramenta bastante satisfatória para quem tem volumes de trabalho moderados. Não se compara ao TEKLA nem ao ADVANCE STEEL em termos de funcionalidades, afinal não conta com muitas rotinas automáticas de detalhamento que essas ferramentas possuem, mas possui sim algumas automações bem interessantes que ajudam muito na hora de detalhar. Nem se compara ao trabalho gigantesco que é detalhar no Autocad nu e cru.

VANTAGENS:

✅ Possui algumas rotinas automáticas (Placas de base, Ligações, Lista de Materiais, Subconjuntos, Pavimentos, Etc)

✅ Roda em Autocad, excelente para quem já está acostumado com a ferramenta.

✅ Das ferramentas específicas para estruturas metálicas, é a que tem preço mais acessível

✅ Possui versão de avaliação

✅ Suporte nacional e de excelência, a equipe deles realmente é muito atenciosa no suporte e no pós venda da ferramenta

DESVANTAGENS:

❌ Falta desenvolver mais rotinas automáticas de geração de treliças, coberturas, pilares, etc.

❌ Ganho de produtividade é bom, mas pode melhorar. Mas comparado com um Autocad cru, ou SolidWorks, é um grande salto de produtividade.

Comentários: Para quem não quer investir horrores em uma ferramenta profissional, é a melhor opção. Apesar de o software ainda não estar em nível de competição com os gigantes Tekla e Advance Steel, a ferramenta está em constante melhoria, e até o momento, todas as atualizações foram entregues para mim, que sou usuário dessa ferramenta, sem custo adicional.

NOTA FINAL: 7,0 / 10

Onde encontrar um bom curso de ST-CADEM?

Atualmente o melhor lugar para encontrar um bom treinamento de ST_CADEM é na própria Stabile Engenharia. Vale a pena entrar no site deles e solicitar uma versão Trial da ferramenta. Lá eles dão um treinamento para novos usuários e são muito atenciosos no atendimento. Eu particularmente sou muito satisfeito com o suporte deles.

CONCLUSÃO

Há ainda outras ferramentas que eu poderia mencionar, mas que eu particularmente ainda não tive contato ou não conheço ninguém que sabe usar. Conforme for aprendendo e conhecendo novas ferramentas, vou atualizando essa postagem. Mas o mais importante de tudo, é o que eu sempre digo: a melhor ferramenta de trabalho é aquela que você sabe usar. Não adianta ter uma ferramenta com superpoderes e não saber usar esses poderes, é preciso se dedicar e aprender a extrair o melhor que o programa pode te oferecer.

Então é isso, obrigado por ler até aqui, poste nos comentários sua opinião, sugestão, crítica ou elogio. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do telegram clicando aqui: https://t.me/calculistadeaco. Lá eu posto dicas, vídeos e avisos sobre os cursos de projeto e cálculo de estruturas de aço.

Grande abraço a todos e até a próxima.

Eng. Felipe Jacob