Melhores Softwares para Detalhamento de Estruturas de Metálicas
Sejam muito bem vindos ao site do Calculista de Aço. Aqui quem vos fala é o Eng Felipe Jacob e hoje vou fazer uma review dos principais softwares para detalhamento de estruturas metálicas atualmente disponíveis no mercado, fazendo uma breve descrição do software, citando seus prós e contras no que se refere a projetos de estruturas de aço
Antes de começar, vale lembrar que os softwares usados para detalhamento geralmente não são os mesmos softwares que são usados para cálculo estrutural. Os Programas de detalhamento têm por principal objetivo produzir pranchas de desenho com todas as informações necessárias para fabricação e montagem da estrutura, como cotas, diâmetros de furos, parafusos, recortes, etc. Já os programas de cálculo estrutural, como o Cypecad Metalicas 3D, MCalc3D, Strap , SAP2000 entre outros, são utilizados na etapa de definir as bitolas das peças, e suas vinculações. Dito isso, vamos ao programas de detalhamento.
Começando pelas ferramentas que não são específicas para estruturas de aço
1 – AUTOCAD/BRICSCAD/ZWCAD
O Autocad é de longe é o programa de detalhamento mais conhecido e difundido do mercado, é difícil encontrar algum profissional de engenharia que não conheça ou nunca tenha utilizado o Autocad uma vez na vida, mas hoje existem programas muito similares, como o BRICSCAD e ZWCAD que utilizam a mesma lógica de projeto, inclusive os mesmos comandos muitas vezes. Apesar de parecer muito básico para os dias de hoje, não subestime o poder dessas ferramentas. É possível criar automações poderosas se o usuário for um conhecedor da linguagem AutoLISP
VANTAGENS:
✅ Fácil aprendizado, ideal para quem quer começar a aprender.
✅ Possui versão de avaliação e Versão para estudantes
✅ É possível automatizar processos, desde que se conheça a linguagem LISP
DESVANTAGENS:
❌ Não possui rotinas de detalhamento específicas para detalhamento de estruturas de aço na instalação padrão
❌ Detalhar sem qualquer automação é um processo demorado e a chance de erros e interferências é muito grande
❌ A relação custo x benefício é desfavorável para quem trabalha especificamente com detalhamento de estruturas de aço.
❌ Nas versões mais básicas não há compatibilidade com a metodologia BIM
❌ Não gera listas de materiais de forma fácil e automatizada.
Comentários: São programas básicos, ideais para quem nunca trabalhou com detalhamento e quer começar a aprender, fazendo seus primeiros trabalhos de forma mais manual. Mas quando o profissional começar a absorver demandas mais complexas e urgentes essas ferramentas não serão suficientes para garantir a competitividade.
NOTA FINAL: 5 / 10
Onde encontrar um bom curso de Autocad?
Como esse é um programa bastante conhecido há uma infinidade de materiais para aprender a utilizar essa ferramenta. Um canal que eu recomendo é o canal no Youtube do Beto Camelini que você pode conferir clicando aqui. Lá tem várias aulas que são ideais para quem está começando. Muito legal, eu mesmo já fui muitas vezes ao canal dele para pegar alguns macetes específicos.
Caso você queira um curso mais direcionado, mais rápido, com certificado e conteúdo mais direto ao ponto, eu recomendo os cursos da expert cursos, que você pode conferir clicando aqui. Lá eles sempre têm uma promoção nova, e conteúdos em formato de curso mesmo, onde você pega o conteúdo em uma linha de raciocínio do começo ao fim.
2 – SOLIDWORKS
O Solidworks é outra ferramenta muito conhecida, bastante utilizada por vários projetistas de estruturas de aço, apesar de não ser uma ferramenta específica para essa finalidade. Esse programa é mais voltado para projetos mecânicos, portanto é possível sim detalhar estruturas de aço, mas não de forma tão rápida quanto se fosse utilizada uma ferramenta específica para essa finalidade.
VANTAGENS:
✅ Possui bibliotecas de perfis, parafusos, arruelas, sólidos e diversos outros recursos que são úteis para detalhamento de estruturas
✅ É possível rodar análises de elementos finitos para checar esforços e tensões locais (De forma muito mais trabalhosa do que um programa de cálculo específico para estruturas de aço faria)
✅ A qualidade visual dos projetos é excelente
✅ Compatível com metodologia BIM
✅ O processo de geração de listas de materiais é mais fácil que no Autocad
✅ É possível realizar simulações de montagem, vista explodida, simular movimentos de peças móveis, etc.
DESVANTAGENS:
❌ Não possui rotinas de detalhamento específicas para detalhamento de estruturas de aço na instalação padrão.
❌ Não oferece grande agilidade no detalhamento, a menos que se configurem diversas bibliotecas específicas para estruturas de aço.
❌ Possui versão para estudantes, mas é uma licença paga.
❌ Preço da lincença / assinatura é altíssimo
Comentários: É um excelente programa para projetos mecânicos com peças personalizadas, mas para detalhamento de estruturas de aço que costumam ser feitos com soluções padronizadas de perfis e ligações, o programa não gera grandes vantagens no que se refere a produtividade. Ainda assim, é bastante utilizado por projetistas que trabalham com outras áreas além de estruturas de aço, como adequação de equipamentos para NR12 por exemplo.
NOTA FINAL: 6 / 10
Onde encontrar um bom curso de Solidworks?
Existem excelentes canais no youtube com vasto conteúdo gratuito sobre solidworks. Um Canal bem bacana é o NGEngenharia, que você pode conferir clicando aqui
Caso queira um curso com uma grade mais direcionada para aprender a usar a ferramenta mais rapidamente, eu recomendo o curso SolidWorksTutorial, que você pode conferir clicando aqui
3 – AUTODESK ADVANCE STEEL
Agora sim, vamos falar de uma ferramenta específica para estruturas de aço. O Autodesk Advance Steel é uma ferramenta extremamente poderosa que tem como base o Autocad. Possui rotinas automáticas para geração de treliças, ligações vigas, recortes, gabaritos de furação, simbologia de soldas, pranchas 2D, montagem… enfim, uma infinidade de recursos tridimensionais, compatibilidade com a tecnologia BIM. Uma ferramenta top de linha, que bate de frente com outro gigante que é o Tekla Structures, que falaremos mais adiante.
VANTAGENS:
✅ Possui rotinas automáticas para diversos tipos de soluções, como treliças, ligações, placas de base, furações. É possível fazer estruturas inteiras de forma parametrizada.
✅ Roda dentro do Autocad, então quem já é familiarizado aprende rapidamente.
✅ Excelente velocidade, produtividade e qualidade de projeto.
✅ Compatível com metodologia BIM
✅ Listas de materiais, subconjuntos, chapas, parafusos, arruelas, tudo de forma automática.
✅ Possui versão de avaliação e versão estudante.
✅ Preço da licença profissional é acessível para quem tem clientela e demanda de projetos
DESVANTAGENS:
❌ Justamente por rodar dentro do Autocad, exige mais recursos de processamento e placa de vídeo do que outras soluções do mesmo porte.
❌ Por se tratar de uma ferramenta poderosa com muitos recursos de automação, o usuário só conseguirá utilizá-la em sua melhor performance se aprender a manejar seus parâmetros e rotinas automatizadas. Felizmente o aprendizado não é difícil desde que se dedique a compreender como a ferramenta funciona
Comentários: Para quem já utiliza Autocad e pretende migrar para uma solução específica para estruturas metálicas, é uma opção excelente que não deixa nada a desejar para outros softwares concorrentes.
NOTA FINAL: 9 / 10
Onde encontrar um bom curso de Advance Steel?
Para conteúdos gratuitos sobre Autodesk Advance Steel eu recomendo o canal do meu amigo e aluno Eng. Tiago Carnovali, que você pode conferir clicando aqui
O Tiago também oferece um curso específico e direcionado que, na minha opinião, é o mais completo do mercado , e você pode conferir clicando nesse link
4 – TEKLA
Sem dúvidas o TEKLA dominou o mercado de detalhamento de estruturas metálicas no mundo inteiro. É o software favorito das grandes empresas, com uma plataforma e interface independentes (não precisa de outro programa para rodar, como o Advance Steel e o Tecnometal que precisam do AUTOCAD) possui um desempenho fantástico sem exigir tantos recursos computacionais e gráficos da máquina. Rápido, intuitivo e bastante difundido, sem dúvidas essa ferramenta é a mais bem avaliada e difundida entre os profissionais de detalhamento no mundo inteiro.
VANTAGENS:
✅ Possui rotinas automáticas para diversos tipos de soluções, como treliças, ligações, placas de base, furações. É possível fazer estruturas inteiras de forma parametrizada.
✅ Roda em plataforma própria, o que confere a ele o melhor desempenho de todos sem exigir tanto da máquina.
✅ Top de linha no que se refere a velocidade, produtividade e qualidade de projeto.
✅ Compatível com metodologia BIM
✅ Listas de materiais, subconjuntos, chapas, parafusos, arruelas, tudo de forma automática.
✅ Possui versão de avaliação/ versão estudante.
DESVANTAGENS:
❌ É o software mais caro de todos os que falamos aqui.
❌ Assim como o Autodesk Advance Steel, também trata-se de uma ferramenta poderosa com muitos recursos de automação e, novamente o usuário só conseguirá utilizá-la em sua melhor performance se aprender a manejar seus parâmetros e rotinas automatizadas. Felizmente o aprendizado não é difícil desde que se dedique a compreender como a ferramenta funciona.
Comentários: É a ferramenta mais poderosa, conhecida e utilizada pelas grandes empresas de projeto, fabricação e montagem de estruturas metálicas atualmente, no mundo todo. Só isso já diz tudo.
NOTA FINAL: 9,5 / 10
Onde encontrar um bom curso de Tekla?
Meu amigo e colega de pós graduação Daniel do canal Engenharia BIM disponibiliza muito material gratuito de boa qualidade sobre o TEKLA. Ele também oferece cursos ao vivo com acesso vitalício. Para conhecer o canal dele clique aqui.
Outro canal bem legal de conteúdos gratuitos sobre Tekla é o canal do meu, também colega de pós Fernando de Césaro, que você pode conferir clicando aqui
Para um aprendizado mais direcionado e intensivo sobre TEKLA, também recomendo o curso do Treinamento Tekla, que você pode conferir clicando aqui.
5 – TSTEEL
O TSTEEL é um software que me surpreendeu positivamente devido à facilidade de modelagem e qualidade do resultado final. O visual e algumas funções dele são muito parecidos com o Tekla, porém com inúmeras vantagens no que se refere à navegação pelos comandos e facilidades na hora de modelar e gerar desenhos de altíssima qualidade, usando pouquíssimos recursos da máquina do usuário.
É um programa desenvolvido no Brasil, portanto muitas de suas soluções automáticas, como macros e ferramentas são adequadas à nossa realidade sem grandes esforços de configuração.
O preço também é excelente, se comparado aos principais concorrentes (Tekla e Advance Steel). No momento em que eu atualizei esse artigo, é possível assinar uma licença por cerca de R$425,00 por mês, um valor muito acessível para um software com tantas funcionalidades.
VANTAGENS:
✅ Possui rotinas automáticas para diversos tipos de soluções, como treliças, ligações, placas de base, furações.
✅ Roda em plataforma própria, o que confere a ele o melhor desempenho de todos sem exigir tanto da máquina.
✅ Top de linha no que se refere a velocidade, produtividade e qualidade de projeto.
✅ Compatível com metodologia BIM
✅ Listas de materiais, subconjuntos, chapas, parafusos, arruelas, tudo de forma automática.
✅ Possui versão de avaliação/ versão estudante para 30 dias
✅ Possui o preço mais acessível dentre as ferramentas específicas para detalhamento de estruturas de aço
✅ Por ser desenvolvido no Brasil, o usuário não precisa fazer configurações muito complexas para poder extrair todo o potencial do software
DESVANTAGENS:
❌ Apesar de possuir grande quantidade de macros e rotinas automatizadas, ainda não apresenta a quantidade de rotinas que o Tekla ou Advance Steel entregam. Isso tende a melhorar ao longo do tempo, afinal o programa está sempre em constante atualização
Comentários: É uma ferramenta poderosa que veio para bater de frente com os gigantes do mercado. Meu primeiro contato com ela foi surpreendente e eu recomendo baixar a versão trial para um teste de 30 dias. Caso prefira, eles também disponibilizam um contato comercial direto através do whatsapp onde você pode pedir informações adicionais e a versão de avaliação.
NOTA FINAL: 9,7 / 10
Onde encontrar um bom curso de Tsteel?
O próprio treinamento do desenvolvedor já dá os conhecimentos necessários para usar a ferramenta de forma eficiente. Para assistir o treinamento gratuito do programa, clique aqui
6 – TECNOMETAL
Outra excelente alternativa é o Tecnometal, em suas versões 2D e 3D. Também roda com base do AUTOCAD, o que acaba exigindo mais da máquina assim como o Advance Steel, mas também possui excelentes ferramentas automáticas de geração de estruturas, como escadas, treliças, correntes, contraventamentos, etc. Há algum tempo era comercializado nacionalmente pela Multiplus, mas atualmente é comercializado diretamente pela empresa desenvolvedora, a Steel and Graphics com filial no Rio Grande do Sul. A produtividade dessa ferramenta não é tão grande como as que mencionamos anteriormente.
VANTAGENS:
✅ Possui rotinas automáticas para diversos tipos de soluções, como treliças, ligações, placas de base, furações. É possível fazer estruturas inteiras de forma parametrizada.
✅ Roda em Autocad, excelente para quem já está acostumado com a ferramenta.
✅ Compatível com metodologia BIM
✅ Listas de materiais, subconjuntos, chapas, parafusos, arruelas, tudo de forma automática.
✅ Preço da Licença é mais acessível que o Tekla e o Advance Steel.
DESVANTAGENS:
❌ Não possui versão de avaliação (pelo menos eu não encontrei, caso você encontre, poste aqui nos comentários)
❌ Assim como o Autodesk Advance Steel e o Tekla, é necessário se dedicar um tempo para aprender a usar a ferramenta a fim de obter o melhor desempenho.
Comentários: É uma boa ferramenta, Apesar de não proporcionar tanta produtividade quanto o Tekla ou Advance Steel, atende muito bem a quem deseja oferecer projetos com um custo mais acessível.
NOTA FINAL: 8,0 / 10
Onde encontrar um bom curso de Tecnometal?
no Canal do meu colega de pós, Eng. Fernando de Césaro você encontra alguns conteúdos gratuitos sobre Tecnometal. Ele também ministra cursos específicos, vale a pena consultar.
6 – ST-CADEM
O St_Cadem é uma ferramenta 100% nacional, desenvolvida pela Stabile Engenharia e fundada pelo meu professor Msc Paulo Roberto de Carvalho, com sede no Rio Grande do Sul. Tem versões em 2D e 3D, roda dentro do Autocad. Eu particularmente uso o ST-Cadem 3D em meus detalhamentos e é uma ferramenta bastante satisfatória para quem tem volumes de trabalho moderados. Não se compara ao TEKLA nem ao ADVANCE STEEL em termos de funcionalidades, afinal não conta com muitas rotinas automáticas de detalhamento que essas ferramentas possuem, mas possui sim algumas automações bem interessantes que ajudam muito na hora de detalhar. Nem se compara ao trabalho gigantesco que é detalhar no Autocad nu e cru.
VANTAGENS:
✅ Possui algumas rotinas automáticas (Placas de base, Ligações, Lista de Materiais, Subconjuntos, Pavimentos, Etc)
✅ Roda em Autocad, excelente para quem já está acostumado com a ferramenta.
✅ Das ferramentas específicas para estruturas metálicas, é a que tem preço mais acessível
✅ Possui versão de avaliação
✅ Suporte nacional e de excelência, a equipe deles realmente é muito atenciosa no suporte e no pós venda da ferramenta
DESVANTAGENS:
❌ Falta desenvolver mais rotinas automáticas de geração de treliças, coberturas, pilares, etc.
❌ Ganho de produtividade é bom, mas pode melhorar. Mas comparado com um Autocad cru, ou SolidWorks, é um grande salto de produtividade.
Comentários: Para quem não quer investir horrores em uma ferramenta profissional, é uma boa opção. Apesar de o software ainda não estar em nível de competição com os gigantes Tekla e Advance Steel, a ferramenta está em constante melhoria, e até o momento, todas as atualizações foram entregues para mim, que sou usuário dessa ferramenta, sem custo adicional.
NOTA FINAL: 7,0 / 10
Onde encontrar um bom curso de ST-CADEM?
Atualmente o melhor lugar para encontrar um bom treinamento de ST_CADEM é na própria Stabile Engenharia. Vale a pena entrar no site deles e solicitar uma versão Trial da ferramenta. Lá eles dão um treinamento para novos usuários e são muito atenciosos no atendimento. Eu particularmente sou muito satisfeito com o suporte deles.
CONCLUSÃO
Há ainda outras ferramentas que eu poderia mencionar, mas que eu particularmente ainda não tive contato ou não conheço ninguém que sabe usar. Conforme for aprendendo e conhecendo novas ferramentas, vou atualizando essa postagem. Mas o mais importante de tudo, é o que eu sempre digo: a melhor ferramenta de trabalho é aquela que você sabe usar. Não adianta ter uma ferramenta com superpoderes e não saber usar esses poderes, é preciso se dedicar e aprender a extrair o melhor que o programa pode te oferecer.
Então é isso, obrigado por ler até aqui, poste nos comentários sua opinião, sugestão, crítica ou elogio. Não se esqueça de se inscrever no nosso canal do telegram clicando aqui: https://t.me/calculistadeaco. Lá eu posto dicas, vídeos e avisos sobre os cursos de projeto e cálculo de estruturas de aço.
Grande abraço a todos e até a próxima.
Eng. Felipe Jacob
Parabéns pelo conteúdo, sempre objetivo e esclarecedor. Excelente artigo.
Não conhecia o Advance Steel e o ST Caden, parecem ser muito bons. Eu trabalho alguns projetos mecânicos então muitas vezes utilizo o SolidWorks pra detalhar estruturas metálicas. Mas o sonho de consumo mesmo é o Tekla.
Excelente artigo, mais uma vez o prof. Felipe Jacob presta um extraordinário serviço a comunidade de estrutura metálica.
Muito bom. Suas palavras são bem aplicadas aou do do aço
Excelente artigo e avaliação dos programas para Modelagem 3D para Detalhamento de Estruturas Metálicas, tenho licenças oficiais do Tekla , tb tenho licenças oficiais do Tecnometal e recentemente migrei e adquiri uma Suíte da Autodesk (com Autodesk Advance Steel, Revit, Navisworks, Plant 3D e mais vários programas incorporados).
Um detalhe muito importante, acredito que nos próximos anos o Autodesk Advance Steel irá ser a ferramenta mais utilizada no mercado nacional para Modelagem 3d e Detalhamento de Estruturas Metálicas, pelo simples fato que hj os softwares mencionadas de Modelagem 3D de Estruturas Metálicas não são comercializados licenças perpétuas, apenas aluguel das mesmas (e com um alto custo, principalmente no mercado nacional) e neste quesito a Autodesk com sua suíte completa já está implantada em varias empresas de Engenharia no mercado nacional devido principalmente ao Revit, Navisworks e Plant 3D, só que estas empresas não se atentaram que o o Autodesk Advance Steel tb já está imputada em sua empresa, completando este raciocínio, lembro que uns 4 ou 5 anos atrás ninguém sabia ou tinha noção de que existia o Revit e hj acredito que 90% das empresas de Engenharia no Brasil, utilizam este poderoso software para projetos de varias disciplinas (Estruturas Metalicas, Civil, Arquitetura, etc), o Autodesk Advance Steel está indo no mesmo caminho, troquei o Tekla e o Tecnometal pelo Autodesk Advance Steel em um caminho sem volta.
Para informação: tenho 2 licenças oficiais perpétuas do Tekla (que não uso fazem uns 3 anos) e estou vendendo caso alguém se interessar, só entrar em contato no watsapp 11 9.9499-8565 c/ eng. João Batista.
Muito obrigado por suas considerações João Batista, enriquece muito o tema!
Só agora tive tempo para ler com calma este arquivo maravilhoso sobre as ferramentas para detalhamento de estruturas metálicas. Isso ajuda bastante para o conhecimento das ferramentas, recursos e facilidade cada softwares. Um grande abraço Felipe.
São caros mas possuem as versões “genéricas” se é que vocês me entendem. Pra quem tá começando e não tem recursos, não deixa de ser uma opção.
Gostei muito desta análise dos programas de detalhamento. Parabéns ! Aproveito para perguntar se já fizeram um trabalho semelhante sobre os programas para Dimensionar Estruturas Metálicas ?
Sobre os programas pagos ainda não, mas sobre os programas gratuitos já
https://calculistadeaco.com.br/softwares-gratuitos-para-calcular-estruturas-metalicas/
Engenheiro Felipe,
Boa tarde.
Eu não sou engenheiro, mas estou estudando e trabalhando com estruturas metálicas, meu trabalho é calcular o material necessário para construir galpões metálicos e montar orçamentos.
Eu tenho utilizado o Ftools para modelar algumas estruturas como tesouras e pilares metálicos por exemplo, notei que quando seleciono uma barra no ftool e clico com o direito ele me mostra o lenght da barra, ou seja o seu comprimento, seria mais rápido se o programa permitisse selecionar várias barras e assim obter o metro linear total de detrerminado material, por gentileza, qual sofware me possibilitaria essa funcionalidade pois assim agilizaria demais o meu trabalho pois no ftool eu sou obrigado a selecionar uma a uma com o botão direito, anotar e depois jogar no excel para finalmente calcular o metro linear total.
Muito grato pela atenção.
Auardo sua resposta no momento oportuno.
Boa tarde
O único processo que vai determinar exatamente qual peça vai em cada posição é o cálculo estrutural completo. Ele pode ser feito através de qualquer programa, inclusive do Ftool auxiliado por algumas planilhas e softwares gratuitos como o Dimperfil e Visual Metal
Podemos ter estimativas de peso de forma genérica que ajudam a criar os orçamentos mas saber exatamente qual bitola, só fazendo o cálculo mesmo meu amigo. E esse é o nosso trabalho!
Felipe,
Obrigado pela resposta, na verdade eu estou procurando um software que consiga somar todo o metro linear de uma tesoura metálica.
Imagine uma tesoura de 25 metros de vão, preciso de um software que seja capaz de calcular o metro linear de todas as barras de montantes e treliças na tesoura para assim eu saber a qauntidade de barras necesárias para a compra do material, qual software você recomendaria para essa tarefa? Como eu disse eu uso o Ftool, mas eu tenho que selecioanr barra a barra no desenho da tesoura e isso toma muito tempo, eu gostaria de algo mais automatizado que otimizasse essa tarefa de cálculo do metro linear das barras de cantoneira, tipo se eu selecionar todas as barras com o meu mouse o programa já me mostraria o metro linear total, entendeu?
Grato antecidamente pela atenção.
Ah sim, agora entendi
vou dar uma sugestão:
Você pode exportar seu desenho do ftool para um arquivo DWG. Após ajustar a escala, você pode juntar todas as diagonais através do comando JOIN no autocad. Ao clicar com o botão direito do mouse, ele vai mostrar o comprimento total dessas linhas.
Olá Felipe.
Sabe informar se existe uma forma de calcular tamanhos de barras de cantoneira em uma tesoura usando somente o excel?
Por exemplo, imagine uma 1/2 tesoura com 10 metros de vão, onde:
800mm = distância entre os montantes
10% = inclinação do banzo superior
300mm = comprimento do montante menor
1500mm = comprimento do montante central
Baseado nos dados acima é possível calcular usando somente o excel a quantidade de cantoneiras para uma 1/2 tesoura? ou seja, digitando esses dados eu obteria o tamanho de cada barra nessa 1/2 tesoura.
Me dá uma luz amigo..rs
Desde já agradeço e aguardo sua resposta no momento oportuno.
Olá Felipe.
Sabe informar se existe uma forma de calcular tamanhos de barras de cantoneira em uma tesoura usando somente o excel?
Por exemplo, imagine uma 1/2 tesoura com 10 metros de vão, onde:
800mm = distância entre os montantes
10% = inclinação do banzo superior
300mm = comprimento do montante menor
1500mm = comprimento do montante central
Baseado nos dados acima é possível calcular usando somente o excel a quantidade de cantoneiras para uma 1/2 tesoura? ou seja, digitando esses dados eu obteria o tamanho de cada barra nessa 1/2 tesoura.
Me dá uma luz amigo..rs
Desde já agradeço e aguardo sua resposta no momento oportuno.
Olá Marcelo. Se o objetivo é saber apenas o quantitativo, e não dimensionar as bitolas, sim é possível e até simples, bastando para isso escrever algumas fórmulas trigonométricas, com descontos de folgas e excentricidades de ponto de trabalho.
dá um pouco de trabalho, mas é possível. Agora dimensionar a treliça usando apenas EXCEL, é possível também, mas aí é muito mais trabalhoso, e teria que criar formulas mais complexas para resolução dos problemas de esforços, deflexões e dimensionamento.
Olá MArcelo. Se o objetivo é saber apenas o quantitativo, e não dimensionar as bitolas, sim é possível e até simples, bastando para isso escrever algumas fórmulas trigonométricas, com descontos de folgas e excentricidades de ponto de trabalho.
dá um pouco de trabalho, mas é possível. Agora dimensionar a treliça usando apenas EXCEL, é possível também, mas aí é muito mais trabalhoso, e teria que criar formulas mais complexas para resolução dos problemas de esforços, deflexões e dimensionamento.
muito bom
of course like your web site but you need to take a look att the speslling on quite a few off your
posts. Several of thgem are rife with spelling issues
and I find it very troublesome to tell the truth
however I’ll surely come back again.
My page :: https://Vavadacasino.populiser.com
I always sed to sstudy post in news papers but now as I amm a user of net therefore freom now I am ussing net for
content, thanks to web.
Feel free to surf to my blog post :: https://61c31183E3715.site123.me/